Literatura

Império literário de Jane Austen em publicações de luxo

Editora Via Leitura apresenta edições luxuosas de capa dura de "Persuasão", "Orgulho e Preconceito" , clássicos da escritora inglesa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Capas dos livros "Persuasão", "Orgulho e Preconceito" sucessos de vendas até hoje
Capas dos livros "Persuasão", "Orgulho e Preconceito" sucessos de vendas até hoje (capas orgulho e persuasão)

São Paulo - Há 244 anos, em 16 de dezembro, em Hampshire, Inglaterra, nascia uma das figuras mais emblemáticas e importantes da literatura mundial, Jane Austen, a mulher responsável por transformar romances de época em narrativas atemporais.

Por meio de suas obras, ela atravessou mais de seis gerações e continua a conquistar fãs pelo mundo inteiro. As publicações não param. A Editora Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, lançou edições luxuosas de capa dura de "Persuasão", "Orgulho e Preconceito" e, em breve, o clássico "Razão e Sensibilidade" também fará parte da Coleção Jane Austen da editora.

Muito além da naturalidade de suas histórias, Jane tornou-se uma lenda pela construção fidedigna da realidade de seus personagens. Não há caricaturas, são pessoas reais, repletas de sentimentos e erros, inerentes ao ser humano. Claro que os leitores amam a ficção criada pela autora, mas as atitudes possíveis refletidas em seus protagonistas deixam um caminho livre para a imersão no universo do livro, e para os mais ousados, a oportunidade de uma autoanálise e comparação com as próprias vidas e atitudes.

Os fãs a colocam em um trono, aquele que talvez seja difícil outra autora ocupar. Atravessar dois séculos vendendo obras, ainda mais com a quantidade de livros e informações que surgem e se atualizam, é um feito muito peculiar. Já inspirou novelas, roteiros para o cinema e peças teatrais.

Jane Austen, de uma forma bem-humorada, é também um tapa com luva de pelica na cara do patriarcado, não tolera a burguesia e enfatiza a hipocrisia em suas obras. Isso tudo faz dela cada vez mais atual, com mais seguidoras e seguidores. Enfim, um caso à parte, Jane não só se destacou por sua literatura, mas também por sua capacidade de descrever relações humanas em todos os aspectos e parâmetros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.