Inclusão

Pessoas com deficiência têm dia de lazer em parque com a família

Evento ocorreu no Valparaíso Acqua Park e foi realizado para marcar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Um dia de diversão especial para pessoas com deficiência, que puderam aproveitar o Valparaíso Acqua Park
Um dia de diversão especial para pessoas com deficiência, que puderam aproveitar o Valparaíso Acqua Park (Valparaíso)

As pessoas portadoras de deficiência tiveram um dia de lazer, nessa sexta-feira, 6, no Valparaíso Acqua Park, no município Pessoas com deficiência tiveram um dia de lazer especial, nesta sexta-feira, 6, no Valparaíso Acqua Park, no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. Acompanhadas de suas famílias, elas se divertiram em várias alas do parque, sem nenhum custo. O momento foi organizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), para marcar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas (DNPD).

Os visitantes começaram a chegar ao local a partir das 10h, de várias regiões da Grande Ilha, depois do convite que receberam por meio das redes sociais do Valparaíso. O objetivo foi reforçar a responsabilidade social e a importância da acessibilidade em parques e atrações turísticas. Os visitantes se aventuraram em cada dependência da estrutura, sem restrições, mas sempre acompanhados de perto por seus familiares.

“Foi, realmente, um dia de lazer, de alegria, de muita diversão. É algo que ficará eternizado na memória dessas pessoas, que foram bem recebidas aqui, onde todo mundo é visto sem preconceito. O tratamento é único para todos. Ninguém é tratado como se fosse diferente dos outros”, frisou Rosélia Pereira, gerente-geral do Valparaíso Acqua Park. De acordo com a funcionária, não havia limite de público para participação.

Segundo Rosélia Pereira, o evento acontece em todos os parques do Brasil, entre os dias 2 a 6 de dezembro. “Este momento foi especial. Tenho certeza de que muitos outros acontecerão, sempre valorizando a inclusão. Foi notória a felicidade das pessoas que estiveram aqui. Elas brincaram na Piscina de Onda, na Ilha do Pirata, enfim, em tudo o que temos. Os relatos delas foram de satisfação e agradecimento”, declarou a gerente-geral do Valparaíso, que é o 10º maior parque da América Latina.

Dia de lazer
Durante o dia, muitos visitantes estiveram no Valparaíso para aproveitar o momento de aventura. E para conhecer “Acquazito”, mascote do parque. Francinilde de Jesus Silva Linhares levou o filho, Wanderson Linhares Tavares, de 26 anos, que é deficiente intelectual. Ela disse que soube do evento por meio das redes sociais do parque. “Eu adorei tudo. Meu filho gostou do que viu. É muito bonito esse local. Ele brincou bastante e queria ficar mais tempo. A interação foi outro ponto positivo”, relatou.

Marcos Vinícius, 24, que é autista, visitou o parque acompanhado de sua genitora, Marlene Alves. “Nós frequentamos tudo do local, que é muito bonito. O meu filho ficou encantado. Ele queria ficar o dia todo. Ele curtiu muito na Piscina de Ondas. Com certeza, um momento inesquecível. Valeu a pena”, declarou a mãe do rapaz. Deficiente físico, Rodrigo da Rocha, 20, também aproveitou cada espaço do Valparaíso.

“Chegamos para nos divertir, e nos divertimos de verdade. Meu filho ficou muito feliz. A limitação que ele tem na locomoção não é algo que pare a vida dele. O importante é sermos felizes. Estou muito agradecida por tudo isso”, observou Marinize Pereira, mãe de Rodrigo da Rocha, que conheceu o parque em sua cadeira de rodas.

SOBRE A DATA

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover mais inclusão e visibilidade, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) foi o estímulo para que o Sindepat criasse, há dez anos, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas. Em 2019, o DNPD aconteceu de 2 a 6 de dezembro. Cada parque ou atração escolheu um dia da semana para celebrar a data. Com isso, todo o período será dedicado ao tema da inclusão.

A ação, realizada em parceria com Associação dos Parques de Diversões do Brasil (Adibra), convidou centenas de instituições e ONGs que, em todo o país, se dedicam às pessoas com deficiência e à causa da inclusão para levar seu público a vivenciar os empreendimentos associados.

“Nós entendemos que o lazer e a recreação também são direitos fundamentais. Por isso, trabalhamos para que todos tenham a oportunidade de vivenciar a emoção e alegria presentes em nossos empreendimentos. E, também, para reforçar em cada parque ou atração turística a importância da inclusão e de se estar preparado para ela.”, ressaltou Murilo Pascoal, presidente do Sindepat.

Pessoas com deficiência têm dia de lazer em parque ao lado da família

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.