Celebração

Festejo da Conceição será encerrado no domingo

Missa solene acontecerá na Praça Maria Aragão, Centro; presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, às 17h, seguida de procissão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Festejo à Nossa Senhora da Conceição se encerra neste domingo
Festejo à Nossa Senhora da Conceição se encerra neste domingo (NS Conceição)

Em todo dia 8 de dezembro, já é sagrada a reunião de milhares de católicos de São Luís e de outros tantos municípios do Maranhão, para celebrar Nossa Senhora da Conceição. São pessoas que manifestam sua devoção à Imaculada e encontram no período do tradicional festejo um tempo de renovação da fé e da espiritualidade. Neste ano, as homenagens acontecerão desde cedo, no bairro Monte Castelo, com encerramento na Praça Maria Aragão, no Centro, em Missa Solene presidida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, às 17h, seguida de procissão.

A cada Festejo da Conceição, é proposto um tema, que norteia as celebrações e os encontros, sempre com inspiração em passagens bíblicas marcadas pela presença de Maria, mãe de Jesus. Para esta edição, os católicos são chamadas a refletir sobre o trecho do Evangelho Lucas 1, 46B: “A minha alma glorifica ao Senhor”. Nossa Senhora aparece em, mais ou menos, 40 versículos da Bíblia. Cada aparição resulta em ensinamentos sobre dedicação, amor, entrega e confiança no projeto de Deus.

O fragmento escolhido pela comissão do Santuário da Conceição faz parte do Magnificat, um cântico com palavras da própria Maria. Nesse trecho, ela não fala de si, mas sim do Criador e das maravilhas que Ele realizou em sua vida e no mundo. Os documentos da Igreja Católica reunida em Puebla/México reconhecem o Magnificat como o “espelho da alma de Maria”.

Ao levantar esse tema no Festejo da Conceição, a ideia é promover uma reflexão sobre a espiritualidade cristã. De acordo com o reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, Carlinhos Paris, scj, o projeto de reforma e ampliação do templo, mas, antes disso, é preciso uma reconstrução do que cada devoto ou devota tem por dentro. “Não adianta eu ter um templo bonito e o povo brigar. Então, vamos construir e nos reconstruirmos como templo, morada de Deus, do Espirito Santo, que acolhe também ao próprio Cristo, na Eucaristia, para que, de fato, reconstruindo o que há dentro de nós, a gente construa o Santuário e seja uma casa acolhedora. Para isso, temos Maria presente em nosso meio; ela que também nos educa a termos um coração aberto à graça de Deus”, ressaltou o padre.

Em todas as atividades realizadas ao longo de 60 dias, desde o lançamento do Festejo, essa mensagem é compartilhada com os fieis. As missas, romarias, visitas da imagem, no Encontro de Jovens com Maria (EJM) e nas celebrações da novena são oportunidades para que cada pessoa revisite sua vida e sua história, como preparação para glorificar ao senhor, como fez a Mãe de Jesus.

São momentos para marcar a vida de quem participa. “Durante minha gravidez, passei por várias complicações e eu sempre pedia a intercessão de Nossa Senhora da Conceição pela saúde do meu filho, o Pedro Lucas da Conceição, que nasceu no dia 8 dezembro, hoje com 12 anos. Meu filho já foi em procissão vestido de Nossa Senhora da Conceição, como gesto de agradecimento e homenagem a Ela. Nossa Senhora na minha vida significa tudo, uma mãe que não desampara seus filhos. Sou muito grata a ela por tudo”, contou a devota Janaína da Conceição, moradora do Bairro da Cohab.

Programação

DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (Feriado Municipal)

5h: Alvorada da Conceição (devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição são convidados a soltar foguetes em homenagem à padroeira por toda a ilha de São Luís)

6h, 08h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h: Missas no Santuário da Conceição, no Monte Castelo

17h30: Missa Solene, na Praça Maria Aragão. Após a missa, procissão até o Santuário, no Monte Castelo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.