Editorial

Dezembro Laranja: prevenção ao câncer de pele

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Ao longo de todo o ano, inúmeras são as campanhas realizadas em todo o país voltadas para prevenção ao câncer. Agora, em dezembro, toda a preocupação se dá em relação ao câncer de pele, doença que responde por 30% de todos os tumores malignos do Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

E as estatísticas revelam que todo cuidado é pouco, afinal a estimativa do biênio 2018/2019 é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma.

Cerca de 90% dos casos existentes são de carcinomas, tumores que têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1.900 óbitos a cada ano no país.

Diante desse quadro alarmante é que desde 2014 que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dezembro Laranja, ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas.

Além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces. Assim, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular - chamados de câncer não melanoma - e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Essa campanha então vem com esse objetivo, de esclarecer acerca da doença. Daí a importância das pessoas procurarem um médico, no caso um dermatologista, para que recebam a devida orientação de como se prevenir e, em caso de diagnóstico da doença, que tratamento deve ser realizado de imediato.

Nunca é demais lembrar que as pessoas devem se proteger quando expostas ao sol, seja com protetor solar, como também com roupas que não deixem descobertas área do corpo.

O ponto alto do Dezembro Laranja ocorre neste sábado, 7, quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários prestarão atendimento com oferta de exme preventivo gratuito para diagnóstico do câncer de pele em cerca de 130 postos de saúde espalhados pelo Brasil. Este ano, na 21ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela iniciativa.

Embora o Dezembro Laranja tenha começado em 2014, mas desde 1999 que esse mutirão de consulta é realizado e já tendo beneficiado mais de 600 mil pessoas.

Então, é de se esperar que as pessoas se mobilizem e procurem, independente do mutirão da Sociedade Brasileira de Dermatologia, um posto de saúde para uma consulta médica. Afinal, quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.