Qualidade

Projeto orienta e dá dicas sobre preços de combustíveis

Iniciativa visa disseminar informações sobre a qualidade de combustíveis e treinar profissionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O coordenador técnico de combustíveis da Raizen (Join venture da Shell e Cosan), Gilberto Pose, esteve ontem em São Luís, onde durante encontro com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA) e com profissionais de reparação automotiva, informou sobre os testes que os consumidores podem exigir nos postos para verificar a qualidade dos combustíveis, as dúvidas mais frequentes dos mesmos, mitos e verdades sobre a gasolina, além de ter dado dicas de economia.

A presença do especialista em combustíveis da Raízen na capital maranhense integra as ações de um projeto iniciado em 2014, em parceria com o Jornal Oficina Brasil, que visa disseminar informações sobre a qualidade de combustíveis e treinar os profissionais da reparação automotiva em diversos assuntos que norteiam o dia a dia do seu trabalho, como: diferença entre os tipos de gasolina, octanagem do combustível, riscos de um produto adulterado e influências no motor, além de esclarecer certos mitos.

Em visita à Redação de O Estado, na manhã de ontem, para falar desse trabalho de orientação realizado pela Raizen, o engenheiro mecânico automobilístico Gilberto Pose, informou dicas práticas que o consumidor deve observar no seu dia a dia para evitar problemas em seu veículo, como por exemplo, sempre que for abastecer atentar para a qualidade do combustível.

Segundo ele, o consumidor pode exigir do posto que faça teste na hora para se verificar a quantidade de etanol anidro na gasolina, que de acordo com as regras da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) deve ser de até 27% para as gasolinas comum e aditivada. Caso o estabelecimento se recuse a fazer o teste, o consumidor pode formalizar denúncia no Procon e na ANP.

É importante também que o consumidor esteja atento à própria bomba de abastecimento, que deverá estar lacrada. Pois se não estiver, abre-se espaço para suspeita de adulteração de combustível, o que também deve ser denunciado aos órgãos competentes. Também é importante que consumidor fique atento para que a bomba esteja zerada na hora em que o frentista for iniciar o abastecimento.

Sobre a questão de que existe gasolina adulterada pela mistura de água, Gilberto Pose afirmou que isso é mito. “E se acontecer de se constatar água misturada à gasolina geralmente se deve a incidentes de vazamentos que acabam tendo contato com os tanques de combustíveis ou mesmo de água pluviais”, garantiu.

Gilberto Pose deixou algumas dicas para se economizar combustível, tais como: manter o pneus calibrados, alinhar e balancear o veículo, fazer as revisões periódicas, evitar ao máximo o uso de ar condicionado, não deixar os vidros abertos durante viagens em estrada, entre outras.

Mais

Distribuição

Em São Luís, a Raizen tem um terminal de distribuição de combustíveis localizado na área do Porto do Itaqui, que atende aos postos da Shell e a empresas de transporte rodoviário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.