Cenário em 2020

Especialista projeta o crescimento do PIB brasileiro em 2,5%

Projeção otimista foi informada pelo sócio da VERT Investimentos/BTG Pactual, Thiago Fujiwara, em palestra a cerca de 80 empresários de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Thiago Fujiwara defende continuação da agenda política no Congresso
Thiago Fujiwara defende continuação da agenda política no Congresso

O sócio da VERT Investimentos/BTG Pactual, Thiago Fujiwara, faz prognósticos positivo para a economia brasileira em 2020. Segundo ele, que ontem participou de um jantar de confraternização que reuniu cerca de 80 empresários de diversos segmentos, no Blue Tree São Luís Hotel, promovido pela empresa Lyra e Maia Consultores Associados, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 2,5% no próximo ano.

Em visita à Redação de O Estado, Thiago Fujiwara retratou que todo esse otimismo está pautado no atual cenário de recuperação da economia este ano, com melhora nos indicadores e retomada, ainda que de forma gradual, do nível de geração de emprego formal. A própria alta do dólar, ele vê como indutor do crescimento, não devendo ter grande repercussão na inflação, como terá a questão do aumento no preço da carne bovina devido ao incremento das exportações para a China.

A própria continuação da agenda política no Congresso Nacional é outro fator que Thiago Fujiwara aponta que irá contribuir para um 2020 de maior crescimento econômico. “A Reforma da Previdência já passou, teremos pela frente a Reforma da Previdência Complementar, a Reforma Administrativa e a Reforma Tributária, que são fundamentais para o crescimento do país”, assinalou.

Ele, no entanto, observou que um ponto de atenção deverá ser acompanhado em 2020 que é a eleição na Câmara dos Deputados, com a saída de Rodrigo Maia do comando da Casa, o que pode, dependendo de quem for eleito, afetar diretamente as reformas e por consequência o crescimento econômico.

Thiago Fujiwara lembrou que este ano, o efeito Brumadinho (rompimento da barragem da Vale), que além de dezenas de vítimas, impactou na economia, e também a crise na Argentina, fizeram com que o Brasil deixasse de crescer 0,5% - impacto de 0,2% de Brumadinho e 0,3% do país vizinho.

Porém, o cenário que se apresenta para 2020 é totalmente diferente, com o agronegócio cada vez mais forte, hoje o principal pilar de sustentação do país. “O agronegócio brasileiro é um dos mais modernos do mundo, o que possibilita ao país ser mais competitivo. Temos terra, água em abundância e tecnologia”, ressaltou o sócio da VERT Investimentos/BTG Pactual.

Por outro lado, a indústria já vem dando sinais de recuperação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), A produção da indústria brasileira cresceu 0,8% em outubro, na comparação com o mês anterior, puxada principalmente pelos produtos alimentícios e farmacêuticos.

É o melhor outubro desde 2012 (1,5%) e a terceira alta seguida para o setor, que acumulou nesse período expansão de 2,4%, algo que não acontecia desde o final de 2017.

O próprio setor da construção civil apresentou no terceiro trimestre de 2019 o melhor desempenho desde o primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O segmento cresceu 4,4% ante o resultado do terceiro trimestre de 2018.

Esses são indicadores, segundo Thiago Fujiwara, que reforçam a tese de que 2020 será um ano bem melhor, tendo inclusive passado uma mensagem de otimismo para o empresariado maranhense. “Teremos um 2020 de maior crescimento, e o empresário tem que começar a investir, não perder as oportunidades que estão se apresentando para aproveitar esse novo ciclo econômico”, aconselhou.

Mais

O jantar de confraternização da empresa Lyra e Maia Consultores Associados, no Blue Tree São Luís Hotel, reuniu empresários da construção civil, da área de logísticas, do comércio e serviços, da indústria, do agronegócio e de tantos outros segmentos.

É um momento de confraternização, mas também de troca de informações a partir de palestras como que foi ministrada pelo sócio da VERT Investimentos/BTG Pactual, Thiago Fujiwara sobre “Perspectivas Econômicas 2020”, além de ser espaço de fortalecimento de network.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.