Cavalo na frente!

Times se preparam para o Estadual e o Imperatriz larga na frente

Candidatos ao título do Maranhense, Sampaio , Moto Club e Imperatriz montam seus times para a próxima temporada, e o Cavalo de Aço, que é o atual campeão, largou na frente e já se reapresentou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Elenco  do Imperatriz já iniciou trabalhos para a próxima temporada
Elenco do Imperatriz já iniciou trabalhos para a próxima temporada (IMPERATRIZ REAPRESENTAÇÃO )

SÃO LUÍS - As principais equipes do estado, candidatas ao título do Campeonato Maranhense, começaram suas movimentações para a próxima temporada. Sampaio Corrêa, Moto Club e Imperatriz, o atual campeão, estão em fase de contratações e definições para seus elencos para 2020. E, neste período inicial, o Cavalo de Aço nitidamente largou na frente. Enquanto o Tricolor ainda não fechou seu time e o Moto Club sequer tem uma equipe completa, o clube da Região Tocantina já tem seu grupo quase todo pronto. Inclusive, já se reapresentou e ainda segue se reforçando. Em 2020, o Imperatriz será o clube maranhense com o calendário mais extenso, com quatro competições.

Com uma Série B para disputar no próximo ano, o Sampaio Corrêa, a princípio, saiu na frente e anunciou a renovação de alguns atletas que estavam neste ano no clube, e mais algumas contratações, totalizando ao todo 19 jogadores. Além de garantir a permanência do técnico João Brigatti, o maior desejo da torcida e também da diretoria. O treinador, inclusive, tem feito um mapeamento de alguns jogadores do mercado sul-americano e tem acompanhado algumas partidas da Copa FMF. Po­rém, a reapresentação do elenco, que seria inicialmente no dia 9 deste mês, foi adiada para o dia 27, período que intercala as festas de fim de ano, o que deve atrapalhar um pouco esse início de trabalho.

Segundo a própria diretoria tricolor, a mudança foi feita em acor­do com a comissão técnica. “Em conversa com a diretoria e o Brigatti, entendemos que o adiamento não trará nenhum prejuízo para o nosso planejamento, até porque o início do Estadual também foi adiado. Teremos um tempo a mais para finalizar algumas melhorias no CT e acertar detalhes sobre novos reforços”, disse o presidente Sérgio Frota em nota divulgada pelo clube.

Em 2020, a Bolívia Querida vai disputar o Campeonato Maranhense, a Série B e vai esperar a definição do Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber se jogará ou não a Copa do Brasil.

Moto e seus problemas

Se a situação do Sampaio fugiu um pouco dos planos do clube, a do rival Moto Club é ainda pior. Os problemas do Papão começaram na definição do comando técnico. Marcinho Guerreiro, ídolo da torcida, foi contratado para ser o comandante. Ele chegou a afirmar que teria mais de 70% do time definido e que todas as negociações estavam avançadas. Mas antes mesmo do início da pré-temporada, e até do anúncio de algum jogador, Marcinho deixou o clube de forma repentina, e se transferiu para o futebol cearense, onde vai comandar o Caucaia. Marcinho alegou que os problemas internos foram os motivos da sua saída.

“Fizemos um planejamento, formamos uma comissão e acertamos com os jogadores desde setembro. Mas muita coisa não saiu do papel. Alguns jogadores desistiram, até por conta dessa situação da eleição, pois não se sabe quem vai ser o presidente. Neste momento, achamos melhor sair”, comentou Marcinho, à época.

A eleições do Moto para o próximo biênio também foram outro entrave. Por conta da não publicação de um edital, por falta de recurso, acabou adiando o pleito, o que atrapalhou ainda mais o planejamento. Semanas depois, o atual presidente, Natanael Jr., foi aclamado e anunciou a contratação do técnico Leandro Campos. Com a nova contratação, os atletas passaram a ser anunciados. Porém, até agora, apenas 12 foram confirmados.

O elenco rubro-negro se vai se reapresentar dia 19 de dezembro, provavelmente no CT Pereira dos Santos.

Cavalo na frente

Com um contratempo no fim da temporada com a indefinição da permanência do técnico Paulinho Kobayashi, que chegou a se despedir do time, o Imperatriz foi, entre os três clubes candidatos ao título, o que melhor definiu seu planejamento. Mesmo com a saída de alguns nomes importantes, como o volante Xaves, que foi para o Remo, e o goleiro Jean, que saiu para empréstimo, o Cavalo de Aço agiu rápido, negociou a permanência do seu treinador, tratou de renovar com os jogadores que se destacaram na atual temporada, e, no domingo (1º) passado, se reapresentou, com 22 atletas.

Kobayashi teve seu primeiro contato com o grupo, que consistiu em uma longa conversa, e os atletas começaram a trabalhar a parte física. E, mesmo adiantada em seu planejamento, a diretoria do Cavalo de Aço continua anunciando reforços. Nesta quarta-feira (4), foram confirmadas as contratações do lateral-direito Hudson Carvalho e o goleiro Jairo Lourenço.
Em 2020, o Imperatriz vai disputar o Estadual, as copas do Brasil e do Nordeste, além da Série C.

Elencos para 2020

Atletas do Moto Club

Goleiro - João Paulo da Silva

Laterais - Geovane da Silva, Jeff Silva e Daniel Abalem

Zagueiro - Dedé Barretos

Volantes - Alexandre Quaresma, Naílson, Romário e Marcos Schimit

Meia - Henrique Costa

Atacantes - George Hamilton e Renatinho

Atletas do Imperatriz

Goleiros - Waldson, Gustavo e Jairon Lourençon

Lateral direita - Madson e Hudson Carvalha

Lateral esquerda - Lorran, Wesley e William

Zagueiros - Renan Dutra, Henrique Matos, Tomais e Allysson

Volantes - Da Silva, Dos Santos, Nonato e Tibiri

Meias - Gabriel Cajú, Rodolfo e Kariri

Atacantes - Lucas Campos, Cesinha, Marquinhos Bala, Matheus João e Afonso.

Atletas do Sampaio

Goleiros - Andrey e Moisés

Laterais - Everton, Yan e João Victor

Zagueiros - Paulo Sérgio, Lucão e Tiago

Volantes - Ricardo Capanema, Eloir e Ramon

Meias - Neto e Wescley

Atacantes - Matheus Lima, Ulisses, Gustavo Ramos, Luan, Israel Júnior e Chaveirinho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.