Oportunidade

Moradores do Cajueiro participam de capacitação para o mercado

Os dois primeiros cursos de capacitação profissional serão de Carpintaria e Pedreiro, destinados a moradores das comunidades do Cajueiro e serão realizados no mês de março, pelo Senai/MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Palestra foi realizada por um especialista em Educação Profissional e Tecnologia do Senai/MA
Palestra foi realizada por um especialista em Educação Profissional e Tecnologia do Senai/MA (porto)

Mais de 80 pessoas das comunidades do entorno do Porto São Luís, no Cajueiro, participaram na manhã desta quarta-feira, 4, da palestra sobre a importância da capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho.

A palestra foi realizada pelo especialista em Educação Profissional e Tecnologia do Senai/MA, Arthur Soares, que falou dos cursos profissionalizantes e de capacitação realizados pela instituição de educação industrial. Ele respondeu a perguntas do público e também tirou dúvidas. A ação ocorreu no Refeitório da Rota Nordeste, na área do Porto, no Cajueiro.

Carpintaria e Pedreiro
Ao final da palestra, a assistente social do Porto São Luís, Elaine Marques, informou que os dois primeiros cursos de capacitação profissional, destinados a moradores das comunidades do Cajueiro serão realizados em março, na área do Porto, pelo Senai. Serão os cursos de Carpintaria e Pedreiro, gratuitos, com 25 vagas em cada um. As aulas ocorrerão na Unidade Móvel da Construção Civil.

“Haverá pré-inscrição para estes dois cursos, pois o número de vagas é limitado. Um será pela manhã e outro à tarde. Informaremos pelas redes sociais do Porto São Luís o período de pré-inscrição”, informou Elaine Marques, acrescentando que as pessoas que fizerem os cursos não terão contratação garantida no porto, mas estarão muito mais preparadas para ocupar uma vaga no mercado de trabalho.

“Os cursos são de educação profissional e não ensinam apenas o ofício técnico. Lá são repassados ensinamentos também sobre pontualidade, assiduidade, relações interpessoais e uso de EPIs, por exemplo, o que capacita os trabalhadores de forma mais ampla para trabalhar na indústria de maneira geral, e não apenas aqui, na área do porto”, ressaltou a analista e responsável pelas ações por meio das Unidades Móveis do Senai/MA, Janainna Pereira Pinheiro.

A palestra sobre capacitação profissional para as comunidades do entorno foi uma iniciativa do Porto São Luís, em parceria com o Sinduscon, Sindconstrucivil e Senai/MA, por meio do projeto Comunidade Ativa, programa de responsabilidade social empresarial realizado na área do empreendimento portuário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.