Luto

Jornalista Alteré Bernardino é sepultado em clima de comoção

Profissional tinha 59 anos e iniciou sua carreira na década de 1980, no extinto jornal "Diário do Povo", além de ter atuado como gestor e assessor de comunicação na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Alteré Bernardino trabalhava na Diretoria de Comunicação da Câmara há 35 anos
Alteré Bernardino trabalhava na Diretoria de Comunicação da Câmara há 35 anos (Alteré Bernardino)

Em clima de comoção, foi sepultado, na tarde dessa terça-feira, 3, no Cemitério do Gavião, na Madre Deus, região central de São Luís, o jornalista Alteré Bernardino Nunes, morto na última segunda-feira, aos 59 anos, em decorrência de complicações de saúde. O profissional de imprensa era membro da Diretoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de São Luís. O enterro foi marcado por muita consternação, com discursos que emocionaram a multidão que compareceu ao momento fúnebre.

Para a despedida no Cemitério do Gavião, que ocorreu no fim da tarde, por volta das 16h, compareceram familiares, amigos e admiradores do trabalho de Alteré Bernardino, que iniciou sua carreira na década de 1980. O velório aconteceu na casa dele, localizada na Rua da Saúde, Centro Histórico de São Luís. Segundo informações dos parentes, ele faleceu depois de sofrer um derrame pleural, caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre as membranas que recobrem o pulmão.

Sobre o jornalista

Alteré Bernardino iniciou sua carreira profissional no extinto jornal “Diário do Povo”, no começo dos anos 80. Na época, foi contratado como repórter. Atuou em outros impressos e também em revistas na capital maranhense. Em 1984, ingressou na Câmara Municipal de São Luís, no setor de Comunicação Social. Em duas oportunidades, exerceu a função de diretor. O jornalista trabalhou, ainda, na Assembleia Legislativa do Maranhão como diretor-adjunto de Comunicação da Casa, na gestão do jornalista e radialista Lauro Leite, também já falecido.

A morte de Alteré Bernardino surpreendeu seus colegas da imprensa, tanto aqueles que trabalhavam diretamente com ele, como os de outras empresas, que admiravam a sua experiência no jornalismo. Nas redes sociais, os jornalistas se manifestaram e fizeram declarações que lembraram a carreira dele.

Nota da Câmara Municipal de São Luís

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís vem, através deste, lamentar profundamente o falecimento do jornalista Alterê Bernadino Nunes, ocorrido nesta segunda-feira, dia 02 de dezembro de 2019. Servidor da Casa de Leis, Alterê tem uma história profissional marcada pela excelência, companheirismo e amizade. Vereadores e funcionários da CMSL, neste momento de dor, se solidarizam aos familiares e amigos, pedindo a Deus que os confortem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.