Exposição

Festejos maranhenses retratados por Albani Ramos

Fotógrafo Albani Ramos abre hoje, às 19h, a exposição "Brinquedos Encantados", no Centro Cultural Vale Maranhão, na Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Umas das fotografias da exposição "Brinquedos Encantados"
Umas das fotografias da exposição "Brinquedos Encantados" (Fotografia)

São Luís - Selecionada pelo edital do CCVM Apoia, a exposição “Brinquedos Encantados”, do fotógrafo Albani Ramos, será aberta hoje, às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande). São 40 imagens de diversos festejos registrados pelo fotógrafo ao longo de mais de vinte anos, com destaque para aqueles pouco conhecidos fora de suas regiões. É o caso do reisado, de São João do Sóter, também forte em Caxias, e da Corrida de Ascensão, em Penalva. Exposição permanece em cartaz até o dia 28 de março de 2020.

Segundo Albani Ramos, estão inclusas imagens da diversidade presente nos ícones do Maranhão, como o tambor de crioula e o bumba meu boi. O fotógrafo acabou de chegar de viagem. Ele estava no Amazonas, realizando mais um documentário fotográfico. E dia 12 de dezembro, deverá ir a Altamira do Pará, onde documentará um tradicional festejo. Albani é piauiense e está no Maranhão desde 1993.

“O Maranhão sempre me encantou. Sempre tive vontade de conhecer o estado, pelas histórias que ouvi contar, pelos índios, pela cultura. Aos poucos, fui aprendendo a olhar a cultura maranhense. Esse material nunca foi exposto aqui. Eu vi outras experiências bem exitosas do CCVM na área de fotografia, então me inscrevi no edital e deu certo. Espero que as pessoas gostem do trabalho”, disse.

A curadora da exposição, Paula Porta, destaca a importância das manifestações retratadas na exposição. “Devoção, pagamento de promessas e obrigações, herança familiar, necessidade do lúdico são alguns elementos importantes que explicam essa intensa atividade festeira. Mas, também, podemos perceber nos festejos, termo mais usado por aqui, um elemento de agregação social, de fortalecimento de comunidades, de favorecimento da convivência e troca entre gerações, de repasse de tradições. Há, ainda, uma dimensão econômica, já que, independente de seu tamanho, movimentam muitos serviços e o comércio, formal e informal, provendo trabalho e renda a muitas famílias. São múltiplas as funções sociais e as camadas de significados que podemos enxergar nos festejos. A dimensão mais linda deles todos, no entanto, é constituírem o momento em que uma comunidade exibe sua riqueza maior”, disse.

O fotógrafo Albani Ramos é natural de Parnaíba e vive no Maranhão desde 1993, onde chegou atraído em grande parte pela riqueza da cultura, que vem documentando desde então. Em suas andanças pelos festejos, teve como mestre o pesquisador Jandir Gonçalves, grande conhecedor da cultura maranhense.

Serviço

O quê

Exposição Brinquedos Encantados. Festejos Maranhenses

Quando

Abertura hoje, dia 4, às 19h

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande)

Programação gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.