Matopiba

Encontro do Corredor Centro-Norte começa hoje no Sebrae

Evento terá presença do ministro João Carlos Parkinson de Castro, e debaterá a Logística Integrada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Agendado para esta quarta-feira, 4, em São Luís, o 32º Encontro do Corredor Centro-Norte que vai debater, das 9h às 18h, no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae Jaracaty, a Logística Integrada para o Desenvolvimento deste canal de escoamento estratégico para o país. O evento é promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) e contará com as presenças do ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, e do secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, César Halum.

Os temas a serem tratados nesta edição trazem reflexos diretos nas comissões de Infraestrutura e Agricultura, entre outras. No evento, o atual estágio da infraestrutura existente no Corredor Centro-Norte, seu planejamento, entraves e impactos regionais e nacional estarão no foco das discussões, por meio de palestras e debates. A ideia é que as reflexões advindas desta 32ª edição do Encontro desencadeiem ações viáveis de curto e médio prazo para o fomento da intermodalidade e da multimodalidade neste referido canal de escoamento.

O Encontro sobre o Corredor Centro-Norte é um Fórum de promoção do desenvolvimento, voltado para as discussões específicas deste corredor de negócios que liga, por vias multimodais, os estados do Maranhão e Tocantins, possibilitando o escoamento da produção de grãos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e da região do Mato Grosso, Pará e Goiás pelo Terminal Portuário São Luís.

Ao mesmo tempo, o Corredor Centro-Norte viabiliza projetos para o transporte de combustíveis, celulose e minerais. Uma solução de logística que conta com os Terminais Integradores Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; os Terminais de Carregamento de Porto Franco e Açailândia, no Maranhão e a Ferrovia Norte Sul (FNS), essencial para a região da nova fronteira agrícola do Brasil.

Para que se possa avaliar corretamente as demandas, gargalos e perspectivas do Corredor Centro-Norte, a Adecon acredita ser necessário o envolvimento e a participação de diversos setores da sociedade, reunindo os mais representativos players do estado e do país para o debate de questões essenciais para o seu desenvolvimento. Daí a importância destes Encontros que estimulam e colaboram para o avanço de ações gerais de incremento da logística, incentivando o aumento da produção em diversas frentes nos estados de abrangência.

Nesta terça-feira, 3, o evento teve uma prévia para 32 convidados, dentre autoridades e empresários vindos de Açailândia para São Luís em vagão exclusivo do trem de passageiros da Vale (Comitiva de Negócios). Durante a viagem, os convidados assistiram a quatro palestras que integram a temática da edição deste Encontro - Logística Integrada para o Desenvolvimento.

“Estamos com muitas expectativas positivas sobre este evento que trará discussões importantes para o desenvolvimento do nosso estado e deste importante corredor de negócios brasileiro que faz o escoamento da produção agrícola do Centro-Norte, principalmente a produção de grãos, tendo o Terminal Portuário de São Luís como destino convergente das vias multimodais que se integram neste ramal. A nossa expectativa se torna maior, porque o desenvolvimento do Corredor Centro-Norte significa, também, grandes oportunidades para o fomento e crescimento dos pequenos negócios no seu entorno, um fator que gerará trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida da população, garantindo sustentabilidade para milhares de famílias”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, que fará a mediação de um dos debates do evento desta quarta-feira.

O 32º Encontro sobre o Corredor Centro Norte tem o patrocínio da Emap; Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI); Interoceânica Logistics & Solutions e VLI, com a parceria do Sebrae Maranhão, Vale, Queiroz Cavalcanti Advocacia e apoio governamental do DNIT, Ministério da Infraestrutura.


Programação

4 de dezembro

08h00 - Credenciamento

09h00 - Abertura oficial

09h40 às 10h00 - Palestra: “O crescimento da participação do Porto de Itaqui no Corredor Centro Norte” - Ted Lago (presidente da EMAP)

10h00 às 10h20 - Coffe-break

10h20 às 10h40 - Palestra: “As perspectivas do crescimento do transporte hidroviário interior com a visão de transporte intermodal e logística integrada” - Adalberto Tokarski (Diretor da Antaq)

10h40 às 11h00 - Palestra: “A Construção de um Corredor” - Ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.

11h00 às 11h20 - Palestra: “As perspectivas para o transporte hidroviário de contêineres - Case da Lagoa dos Patos (RS)” - Aluísio de Souza Sobreira (vice-presidente de Transporte Multimodal da Câmara Brasileira de Contêineres)

11h20 às 12h00 - Debate.

Moderador: Raimundo Coelho de Sousa (presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE MA)

12h00 às 14h00 - Almoço Livre

14h00 às 14h20 - Palestra: “A consolidação do Corredor Centro Norte com destaque à Ferrovia Norte Sul” - Eduardo Calleia (gerente geral de Fomento da VLI)

14h20 às 14h40 - Palestra: “O Desenvolvimento da Competitividade das Empresas Brasileiras - Promovendo a Internacionalização dos seus Negócios e a Atração de Investimentos Estrangeiros Diretos” - Antonio Carlos Silva Ferreira (analista da gerência de Relações Institucionais e Governamentais da Apex-Brasil)

14h40 às 15h00 - Palestra: “Desafios derivados da inserção da pequena e média empresa no processo de exportação na região de influência estado do Maranhão e do Corredor Centro Norte” - Igor Zanella (sócio-gestor da área de Direito Portuário e Aduaneiro do Queiroz Cavalcanti Advocacia)

15h00 às 15h20 - Coffe-break

15h20 às 15h40 - Palestra: “Soluções em logística integrada para o desenvolvimento do Corredor Centro-Norte” - Marcos Marinho Gonçalves (diretor da Interoceânica)

16h00 às 16h20 - Palestra: “Riscos e oportunidades na abertura do mercado de cabotagem a embarcações estrangeiras” - Frederico Moreira Alcântara de Siqueira (Sócio da Área de Direito Portuário e Marítimo do Queiroz e Cavalcante Advocacia)

16h20 às 17h00 - Debate

Moderador: Jeová Costa Lima Neto (Promare Consultoria)

17h00 - Considerações finais e encerramento

Obs: Esta Programação poderá sofrer alterações mesmo durante sua realização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.