Ação na escola

Em São Luís, organizações sociais e poder público se unem pela educação

Programa articula ações entre organizações da sociedade civil, secretarias, escolas públicas, centros de referência de assistência social, postos de saúde, conselhos de direitos e empresas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Atividade  do projeto “Lendo Histórias no Mundo de Fantasias…”, na UEB Luís Viana
Atividade do projeto “Lendo Histórias no Mundo de Fantasias…”, na UEB Luís Viana (redes São Luís)

Há tempos ouve-se que a união de esforços transforma. São Luís passou do discurso à prática e colhe resultados da articulação entre as organizações da sociedade civil (OSCs) e dessas com o poder público, em favor da educação de crianças, adolescentes e jovens.

A Acimavil, associação comercial dos bairros Divinéia, Sol e Mar e Vila Luizão, e o CRAS Turu se uniram para criar uma rede de apoio, que atende 60 adolescentes e jovens de 18 a 29 anos.

A localidade vive muitos desafios em relação à violência, tráfico de drogas, gravidez precoce, desemprego, baixa escolaridade e evasão escolar. A partir da participação no projeto, jovens retomaram os estudos no ensino médio. As parcerias institucionais e com as empresas locais propiciaram a inserção no mercado de trabalho, apoio para processos seletivos e promoção de cursos de qualificação.

Outro exemplo do potencial do trabalho conjunto são as parcerias firmadas pelo Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória com a Unidade de Educação Básica (UEB) Luís Viana para desenvolver o projeto “Lendo Histórias no Mundo de Fantasias… Escrevendo a sua História de Cidadania”.

Cerca de 110 crianças e adolescentes em situação de risco social participam de atividades como rodas de leitura, oficinas de produção de texto, visitas às bibliotecas públicas e museus.
A biblioteca da escola foi revitalizada e um novo acervo literário foi adquirido, ampliando as oportunidades de formação de leitores. Ao longo da execução do projeto, já há a percepção de que os alunos estão mais motivados a ler, escrever e se expressar. A evasão escolar também foi reduzida.

Ações intersetoriais
A aproximação e o trabalho conjunto, envolvendo ações intersetoriais, são estimuladas pelo programa Redes de Territórios Educativos, realizado pelo Itaú Social em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS. Além do trabalho com as OSCs, propõe a articulação entre secretarias (educação, desenvolvimento social, saúde, cultura) e seus equipamentos: escolas públicas, centros de referência de assistência social, postos de saúde, conselhos de direitos, empresas locais, entre outros. Em 2018, a iniciativa reuniu 141 OSCs e três órgãos públicos, com cerca de 40 mil beneficiários diretos.

“O objetivo é estimular a atuação em rede dos diversos atores locais, já que atendem a um mesmo público. Os desafios no campo social e o desenvolvimento da educação integral impõem a necessidade de envolver agentes de diferentes setores e instituições, de forma que o trabalho de um contribua com o do outro, qualificando e potencializando o que chega às crianças, adolescentes e jovens”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Estratégias
A estratégia do Programa Redes de Territórios Educativos se baseia em Mobilização e Formação. A primeira se articula por meio dos Encontros Territoriais (realizados para entender as demandas de cada região e despertar para a importância do trabalho em rede) e dos Encontros Ampliados (que incentivam a troca de experiências e o envolvimento). Já a Formação oferece oficinas de elaboração de projetos, lideranças colaborativas, comunicação, a importância de jogos e brincadeiras na aprendizagem, trabalho social com famílias, e prevenção de abuso sexual.

Na semana passada, foram realizados o I Seminário Internacional e o IV Seminário da Rede de Educação Integral, com a participação da professora de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento da University of British Columbia (Canadá) Adele Diamond, e do professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP Lino de Macedo.
Além de São Luís, o Programa é realizado em Cuiabá e Várzea Grande (MT) e Aquiraz (CE). Em 2018, reuniu 222 OSCs e 26 órgãos públicos, beneficiando mais de 65 mil crianças, adolescentes e jovens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.