Artigo

Florescer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

É Natal. É o mundo celebrando o nascimento de Jesus de Nazaré ocorrido há mais de dois mil anos em Belém, na Palestina. Comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro. É Tempo de reflexão. É Tempo de paz. Tempo de colher os grãos que plantamos o ano inteiro. Os grãos que são o retrato do que fomos nesse período de doze meses. Somos o somatório de tudo aquilo que diz respeito aos nossos atos como cidadãos, no cotidiano de qualquer sociedade. Portanto, vale ressaltar que é preciso cultivar as nossas lavouras em áreas férteis da concórdia, da sensatez e da tolerância. Com certeza, nada assolará as colheitas daqueles que plantarem em terras fecundadas pela generosa chuva!

É preciso semear a solidariedade em todos os lugares, assim como uma grande colmeia que tem espaço para todos. Precisamos estar unidos na vasta e inabalável teia do universo humano. O mundo somos todos nós, do negro ao branco, passando pelos povos indígenas. Povoando as margens de rios caudalosos, nas imensas metrópoles, nos vilarejos, nas encostas das grandes cordilheiras ou os sábios viajantes dos desertos. Somos um único povo aberto à miscigenação tão necessária em todo o mundo. Carecemos coexistir de forma pacífica e civilizada em meio às nossas diversidades. Esse é o grande desafio neste início de terceiro milênio, ainda muito turbulento, sobretudo pelo egoísmo de uma imensa parcela da humanidade. Não a qualquer tipo de interferência unilateral entre as nações, grupos ou pessoas, que possa de alguma forma causar danos irreparáveis nas partes envolvidas. Precisamos gostar de gente!

Almejamos o mundo abraçado ao manto do compartilhamento. Essa enorme mola propulsora que eleva a alma, salva e une os indivíduos. Porque compartilhar é amar, é contribuir, é unir, é realizar; é proporcionar horizontes inspiradores. É chegar ao ápice do entendimento humano culminando, consequentemente, com a tão almejada paz! A paz da edificação por um mundo melhor, onde o amor prevaleça na essência de todos os seres humanos! O amor sem fronteiras, independentemente de crenças e de todas as linhas de pensamentos. Amando como os católicos, os budistas, os evangélicos, os muçulmanos, os protestantes, os anglicanos, os espíritas, os judeus e todos aqueles que imprimem suas preces para celebrar a paz. Todos nós, certamente, temos algo de bom para oferecer aos outros em qualquer lugar do mundo. Vamos comungar de todos os credos cantando a canção pela vida!

Façamos que o Planeta Terra, este mosaico maravilhoso impregnado de vida, onde haja algum vestígio da presença humana, seja parte do grande celeiro da fraternidade e da união entre todas as pessoas. Vamos fortalecer os mais fragilizados atingidos por algum tipo de adversidade e estender o nosso longo braço em todas as direções. O braço que conforta, pacifica e restaura a vida em todas as suas dimensões!

Feliz Natal e muita Luz em 2020!

Brasilmar do Nascimento Araújo

Articulista e poeta

E-mail: brasilmar.serradalua@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.