Cinema

Criatividade na tela grande em festival na Ilha

Programação da 12ª edição do Festival Maranhão na Tela continua hoje, com exibições e debates; evento acontece até o dia 7

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Atriz Marcélia Cartaxo, a homenageada, em cena de  “Pacarrete”
Atriz Marcélia Cartaxo, a homenageada, em cena de “Pacarrete” (Pacarrete)

São Luís - A programação do maior festival de cinema local, o Maranhão na Tela, em sua décima segunda edição, prossegue até o dia 7 de dezembro, sempre a partir das 10h, com exibições nas salas do Kinoplex Golden Shopping Calhau e atividades também na Escadaria do Giz e no Grand São Luís Hotel (Praia Grande). Hoje, o público começa prestigiando as novidades na Sala Kinoevolution, com mais uma edição do Animarte, das 10h às 15h.

À noite, por volta das 19h, terá continuidade a Mostra Panorama Brasil, com uma homenagem à Marcélia Cartaxo e exibição de “Pacarrete”, de Allan Deberton. Depois, às 21h, seguirá a Mostra Nosso Cinema (competitiva), com “Cavalgada dos Justos”, de Alex Pizano, “Punga”, de Fernando Braga, e “Guriatã”, de Renata Amaral. Na Sala Platinum, os amantes da Sétima Arte serão brindados com o Cine Café Competitivo, marcado por um debate envolvendo realizadores dos filmes em competição na Mostra Nosso Cinema, às 18h, seguida do Cine Café Panorama, às 21h, e de bate-papo com Marcélia Cartaxo, protagonista de “Pacarrete”.

Amanhã, na Sala Kinoevolution, a programação de exibições terá continuidade começando com as sessões do Animarte e, às 19h, com a Mostra Panorama Brasil e exibições de “As Constituintes de 88”, de Gregory Baltz, e “Abismo Tropical”, de Paulo Caldas. Os filmes a serem apresentados na Mostra Nosso Cinema serão “À Luz do Sol”, de Edielson Shinohara, “A Sússia”, de Lucrécia Dias, e “Bimi, Shu Ykaya”, de Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin e Zezinho Yube. Na Sala Platinum, haverá debate no Cine Café Competitiva e bate-papo no Cine Café Panorama, com Paulo Caldas, diretor do filme “Abismo Tropical”, e com Gregory Baltz, de “As Constituintes de 88”.

Na Escadaria do Giz, às 18h, será realizada a Mostra Informativa de Curtas e Videoclipes. Entre os curtas-metragens, estão “Primeiro Dia de Verão” (Lucas Blanco) e “Depois da Tempestade” (Andréia Carvalho). Entre os videoclipes, “Camburão” (Carmen Kemoly), “Na Corda” (Lucas Estrela) e “Mais que Danada” (Dominica).

Na Mostra Competitiva, serão exibidos os filmes “Acalanto” (Arturo Saboia), “Alcibíades” (Breno Nina) e “Aquarela”, de Al Danúzio e Thiago Kistenmacker. Serão exibidos ainda, na Mostra Nosso Cinema, os curtas “Relaxa meu Bem” (Tássia Dur), Sabá (Sérgio de Carvalho) e “Punga” (Fernando Braga). Entre os videoclipes, “O Cinza: Nossa Bossa” e “TQT” (Paulão).

Cinco longas-metragens, dez curtas e 15 videoclipes de oito estados das regiões Norte e Meio Norte integram a Mostra Competitiva, que recebeu mais de 140 inscrições. Assim como no ano passado, o festival de 2019 tem filmes do Maranhão, Pará, Tocantins, Amazonas, Roraima e Acre.

Serviço

O quê

Festival Maranhão na Tela

Quando

Até o dia 7 de dezembro

Onde

Kinoplex do Golden Shopping Calhau, Escadaria do Giz e Grand São Luís Hotel (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.