Política | Contra a corrupção

Bolsonaro assina decreto que protege quem denuncia corrupção no governo

Identidade de quem denunciar crimes contra a administração pública será mantida em sigilo
O Estado MA03/12/2019 às 16h26
Bolsonaro assina decreto que protege quem denuncia corrupção no governoGoverno Bolsonaro avança no combate a corrupção (Reprodução)

Foi assinado hoje (03) pelo presidente Jair Bolsonaro um decreto que protege a identidade de pessoas que denunciarem irregularidades praticadas na administração pública federal. Com a medida, apenas ouvidorias e setores investigativos terão acesso à identidade dos denunciantes.

A medida visa coibir perseguições e retaliações a funcionários que decidam denunciar atos de corrupção dentro do poder público. Principalmente por superiores.

A assinatura do decreto presidencial aconteceu em um evento sobre combate à corrupção promovido pela Controladoria-Geral da União. Segundo o ministro Wagner Rosário, o texto busca trazer mais segurança e garantia jurídica às pessoas que denunciem casos de corrupção ou irregularidades dentro do governo.

"Muitas vezes a identidade dessa pessoa era compartilhada dentro do governo, não trazendo a segurança necessária para que essas pessoas pudessem denunciar", disse.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte