Contra a corrupção

Bolsonaro assina decreto que protege quem denuncia corrupção no governo

Identidade de quem denunciar crimes contra a administração pública será mantida em sigilo

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Governo Bolsonaro avança no combate a corrupção
Governo Bolsonaro avança no combate a corrupção (Bolsonaro)

Foi assinado hoje (03) pelo presidente Jair Bolsonaro um decreto que protege a identidade de pessoas que denunciarem irregularidades praticadas na administração pública federal. Com a medida, apenas ouvidorias e setores investigativos terão acesso à identidade dos denunciantes.

A medida visa coibir perseguições e retaliações a funcionários que decidam denunciar atos de corrupção dentro do poder público. Principalmente por superiores.

A assinatura do decreto presidencial aconteceu em um evento sobre combate à corrupção promovido pela Controladoria-Geral da União. Segundo o ministro Wagner Rosário, o texto busca trazer mais segurança e garantia jurídica às pessoas que denunciem casos de corrupção ou irregularidades dentro do governo.

"Muitas vezes a identidade dessa pessoa era compartilhada dentro do governo, não trazendo a segurança necessária para que essas pessoas pudessem denunciar", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.