Privatização

Assembleia Legislativa aprova privatização da Gasmar

Proposta do governo estadual chegou na manhã desta terça-feira, 3, e foi votada e aprovada no mesmo momento

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputados governistas aprovaram em uma manhã a privatização da Gasmar
Deputados governistas aprovaram em uma manhã a privatização da Gasmar (Assembleia Legislativa)

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 3, proposta do Governo do Estado que prevê a privatização da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar). O dinheiro servirá para ser aplicado no Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa). Além disto, o projeto de lei prevê ainda reduz de imposto no gás de cozinha.

Em uma manhã, os deputados estaduais receberam, votaram e aprovaram o projeto de lei 110/2019 de autoria do Poder Executivo. Nele vem sendo concedida redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no gás liquefeito derivado de petróleo, o gás de cozinha, de 18% para 14%.

Além disto, a proposta prevê ainda incentivos fiscais para taxistas e mototaxistas.

Ações, consideradas no projeto de lei como um bem social. Entretanto, no bojo das "benfeitorias", o Governo do Estado incluiu a privatização da Gasmar.

Pela matéria, as ações da empresa que pertencem ao governo serão colocadas para alienação. O dinheiro arrecadado será destinado ao Fepa, que amarga, desde 2016, c om déficit.

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) criticou a velocidade da aprovação da proposta. "Tivemos uma proposta do governo estadual que não tivemos nem tempo de analisar. Votaram de qualquer maneira", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.