COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O PREFEITO Edivaldo Holanda Júnior com a primeira-dama Camila Holanda e a filha na abertura do Natal de São Luís, que este ano está com uma das decorações mais bonitas dos últimos anos
O PREFEITO Edivaldo Holanda Júnior com a primeira-dama Camila Holanda e a filha na abertura do Natal de São Luís, que este ano está com uma das decorações mais bonitas dos últimos anos
O cirurgião-geral Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, 59, faz cerca de cinco cirurgias todos os dias desde que se formou na Faculdade de Medicina da USP, há 36 anos. Já passaram por sua mesa de cirurgia Sílvio Santos, Dercy Gonçalves e vários políticos e empresários, como o maranhense Reges Fialho. Ele é Presidente do Comitê de Cirurgia Robótica da Associação Paulista de Medicina e é visto ao lado do cirurgião desta Capital, José Aparecido Valadão, que está se especializando nessa técnica revolucionária
O cirurgião-geral Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, 59, faz cerca de cinco cirurgias todos os dias desde que se formou na Faculdade de Medicina da USP, há 36 anos. Já passaram por sua mesa de cirurgia Sílvio Santos, Dercy Gonçalves e vários políticos e empresários, como o maranhense Reges Fialho. Ele é Presidente do Comitê de Cirurgia Robótica da Associação Paulista de Medicina e é visto ao lado do cirurgião desta Capital, José Aparecido Valadão, que está se especializando nessa técnica revolucionária

Jubileu de Ouro
Entramos na semana da noite de gala mais esperada do ano pela sociedade maranhense: a celebração do Jubileu de Ouro de Jornalismo deste Repórter PH, que será realizada no próximo sábado, dia 7 de dezembro, no elegante Palazzo Eventos, no Araçagy.
Responsável pela produção da lista de convidados do Grupo Mirante para esse momento de charme e elegância da sociedade maranhense, Teresa Martins bateu o martelo no fim de semana com a confirmação de todos os nomes que marcarão presença nessa noite de traje Passeio Completo (Terno escuro para os homens e Vestido Longo para as mulheres), com início previsto para as 21h.
Somente os convidados que confirmaram presença terão acesso ao salão do Palazzo, onde o controle será mais rigoroso do que nunca.
Vale lembrar que nenhum convidado pode mandar representante. Afinal, como reza a boa etiqueta social, para banquetes não se manda representantes.

Jubileu de Ouro 2
Para a celebração do Jubileu de Ouro, estão sendo esperados convidados do Canadá, da Europa, de Brasília, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, de Maceió, de Fortaleza e de Teresina, de onde está sendo esperada a maior comitiva de amigos do PH.
Para criar um ambiente moderno e sofisticado, a designer Cintia Klamt Motta não precisou ir muito longe. Escolheu elementos existentes aqui mesmo no Maranhão para dar mais autenticidade ao passeio que ela pretende fazer pela história do jornalismo nestes últimos 50 anos.
Inspirada em jornais que marcaram a minha trajetória na imprensa, Cintia escolheu as cores cinza, grafite e dourado em seus variados tons, formando uma composição realçada por um show de luzes simplesmente espetacular.
Até o momento a programação musical vem sendo guardada a sete chaves, mas há quem garanta que serão surpresas espetaculares trazidas pelos amigos e admiradores deste Repórter PH que estão apoiando o evento que tem o selo de sucesso do Grupo Mirante.

Revista PH 50 Anos
No fim de semana vai circular uma revista especial, impressa em papel de luxo, com mais de 100 páginas, e encartada na edição de sábado/domingo de O Estado do Maranhão.
É a maior e mais bela revista já editada até hoje na imprensa maranhense, cujo projeto editorial tem a assinatura de um jovem e competente jornalista, Thiago Bastos, que passou quase três meses mergulhado em pesquisas para produzir um documentário histórico.
Da revista participam grandes nomes da literatura maranhense atual e alguns nomes que conviveram com este Repórter ao longo das últimas cinco décadas.

Eu, robô
Foi na década de 1980 que a revista Veja publicou, pela primeira vez no Brasil, um anúncio personalizado. Usando uma tecnologia revolucionária para a época, a propaganda – não me lembro do quê – era precedida do nome impresso de cada assinante. Alguns, mais famosos, ligaram para a redação reclamando. Demoraram a entender que não tinham sido vitimas de uso indevido das suas marcas pessoais.
Hoje, recebo diariamente dezenas de e-mails que começam com “Caro PH”, “Querido PH”, “Amado PH”, “Idolatrado PH”, “Icônico PH”. A imensa maioria, quase 99%, é spam. Especialmente os “amados e idolatrados”.
Por isso, quase nunca os leio. Aprendi a reconhecer o DNA da máquina assim que vejo a mensagem.

Cidadão de São Luís
Quando chega o fim do ano a Assembleia Legislativa do Estado se apressa para homenagear figuras ilustres do Maranhão e de outros estados que tenham prestado relevantes serviços em suas áreas de atuação. Hoje, os deputados realizam sessão para homenagear o ex-deputado Celso Coutinho com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. Na próxima sexta-feira, dia 6, o homenageado com a mesma honraria, será o empresário piauiense João Vicente Claudino, que trará uma grande comitiva de Teresina para participar da sessão.

TRIVIAL VARIADO

O Uruguai deu mais um exemplo de civilidade democrática. Apesar do resultado apertado da eleição, todos reconheceram elegantemente a vitória de Lacalle Pou.

Ao que tudo indica, nesse ano a Black Friday evoluiu. Levantamento feito por atento consumidor indicou que apenas 13% dos itens aumentaram de preço antes, para depois oferecer falsos descontos. Sobretudo nos supermercados.

A 19 de fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou projetos com mudanças na legislação penal. Dia seguinte, Moro levou as propostas ao Congresso para que fossem discutidas, alteradas e votadas. O que aconteceu? Nada.

O empresário Marcelo Borges Rezende vai ser homenageado pela Câmara Municipal, no próximo dia 4, com o título de Cidadão de São Luís. A proposição foi do vereador Pavão Filho.

É um absurdo, um descaso com a população que vive insegura, diante do aumento da violência e da bandidagem. Com a rejeição do regime de urgência, o texto terá de passar por comissões, o que inviabiliza a votação este ano.

Conhecendo a lentidão dos deputados federais, chegará ao plenário sabe-se lá quando… Não dá para ficar em silêncio. Depois da Câmara dos Deputados, os projetos irão para o Senado, que também anda a passo de tartaruga nas decisões.

Tem mais: nos sites camara.gov.br e senado.gov.br, os e-mails dos parlamentares estão disponibilizados. Protestar é um caminho para quem paga impostos e está desamparado.

Listando Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de capitais, anda difícil encontrar as que estejam livres da intolerância, do sectarismo e da arrogância.

Jair Bolsonaro ganha um aliado: Lacalle Pou foi eleito presidente do Uruguai e tira a esquerda do poder após 15 anos. O vencedor apostou em discurso de enxugamento de gastos e fortalecimento das forças de segurança.
Jorrando dinheiro: as contas bancárias de 24 siglas engordaram no fim de semana com a liberação do Fundo Partidário que chega a 67 milhões de reais. Dinheiro de impostos.

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizará audiência pública, amanhã, para discutir a regulamentação dos jogos no Brasil. Entre os convidados, o prefeito Marcelo Crivella.

No assunto: o Rio de Janeiro é o campeão mundial do jogo do bicho, também conhecido como Deu no Poste com várias extrações diárias.

Repetição: vai começar a tradicional temporada de serviço extra do Procon: pais reclamarão do aumento abusivo das mensalidades de escolas.

Observação ouvida numa roda de amigos, ontem à tarde, no São Luís Shopping: a política e a meteorologia têm pretensões científicas, mas se aproximam quase sempre da intuição.

DE RELANCE

Uma doença oculta
O Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por Aids entre os anos de 2014 e 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. Esses dados são positivos e fazem parte do novo quadro da infecção no Brasil, divulgados na última sexta-feira pelo Ministério da Saúde. Em 2018, estima-se que 900 mil pessoas estavam vivendo com HIV no país. Destas, 135 mil pessoas tem a doença e não sabem.

Uma doença oculta 2
O tratamento à doença está disponível no SUS e é capaz de tornar o vírus HIV indetectável. O desafio é incentivar as pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido e iniciar logo o tratamento. Por isso, a campanha de Prevenção ao HIV/Aids tem o foco na testagem, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Parceria TVN & AGNA
Visando fazer uma gestão cada vez melhor de seus dados e processos, a TVN acaba de fechar parceria com a renomada empresa de Agna Consultoria e Tecnologia. Criada em 2016, a AGNA oferece consultoria em tecnologia e gestão, especialmente com soluções SAP. Atuando especialmente na implantação de soluções da SAP, líder mundial em sistemas de gestão, a AGNA entende a necessidade do negócio e implementa as melhores soluções baseadas em tecnologia da informação que garantam o retorno dos investimentos.

Gestão e inovação
Ainda repercute na cidade o almoço que a faculdade ISL Wyden promoveu para empresários e gestores das principais empresas públicas e privadas do Maranhão, no charmoso IT Gourmet no Calhau, para ouvirem o empreendedor João Kepler falar sobre gestão e inovação no Brasil e no Mundo. Segundo teóricos, o mundo passa por uma transição de época e já estaríamos presenciando o início da 4ª revolução industrial, ou da chamada Revolução 4.0.

Gestão e inovação 2
A propósito: durante o evento, Kepler discorreu sobre as diversas mudanças abruptas e radicais já estão em curso, motivadas pela incorporação de tecnologias, tendo desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. A expectativa é de que essa nova revolução modifique completamente os processos e fluxos de trabalho como conhecemos hoje nas empresas. O desenvolvimento e a incorporação de inovações tecnológicas vão mudar radicalmente o mundo como o conhecemos e moldar a indústria e os negócios nos próximos anos.

Contra o lobby das drogas
O ministro da Cidadania trava uma luta importante tentando barrar uma decisão que a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, poderá tomar, liberando a produção controlada de maconha e seu uso para fabricar e vender medicamentos à base de canabidiol. Este objetivo é buscado pelo milionário lobby internacional do tráfico de drogas e da lavagem de dinheiro. Osmar Terra cita como maior o exemplo o Uruguai que, após ceder ao lobby milionário do tráfico de drogas, liberou a maconha. O resultado foi o maior surto de violência da história do país.

Linha de impedimento
A cobertura jornalística do STF está parecida com a do futebol. O julgamento sobre o acesso às informações financeiras do Coaf é uma ilustração perfeita. Dias Toffoli, que votou pela obrigatoriedade de autorização judicial para acesso aos dados, teria “tomado uma goleada” e “levado um vareio”, de acordo com textos publicados. Meu Deus. Colegiados existem justamente para que haja divergências e maiorias. Em um sistema democrático saudável, um magistrado nunca perde em um julgamento. Na pior das hipóteses, sua tese é derrotada.

Linha de impedimento 2
Mas na nossa Suprema Corte, sob holofotes e egos inflados, os magistrados se parecem, cada vez mais, com zagueiros brutamontes e atacantes de má pontaria. E as togas, com camisetas de clubes de futebol. A diferença é que, por enquanto, não ostentam marcas de patrocinadores.

Para escrever na pedra:
“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma”. De Bernard Shaw, dramaturgo inglês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.