Retorno

Milhares de migrantes deportados voltam para a Alemanha

Dados oficiais mostram que 28.283 requerentes de refúgio que tiveram o pedido negado retornaram ao país e aguardam resultado de nova solicitação semelhante. Outros quase 5 mil já estão na terceira tentativa deste tipo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Imigrantes em uma aula para refugiados e requerentes de asilo em Munique, na Alemanha
Imigrantes em uma aula para refugiados e requerentes de asilo em Munique, na Alemanha (AFP)

ALEMANHA - Milhares de requerentes de refúgio que tiveram o pedido negado e foram deportados da Alemanha voltam ao país e entram novamente com uma solicitação semelhante, revelou uma matéria publicada ontem,1, pelo jornal "Die Welt am Sonntag". Os dados fazem parte de um relatório do governo federal alemão.

O documento mostra que 28.283 migrantes que pediram refúgio desde 2012 e foram deportados estão novamente vivendo em território alemão e entraram pelo menos uma vez com um novo pedido de refúgio. Alguns dos requerentes deixaram a Alemanha por vontade própria sabendo que não teriam chances de ficar no país, porém, acabaram retornando tempo depois.

Os dados mostram ainda que atualmente vivem na Alemanha 4.916 requerentes de asilo que já foram deportados do país duas vezes desde 2012 e tentam pela terceira vez refúgio. Outros 1.023 já estão na quarta tentativa e 294 tentam pela quinta ou mais vezes.

Somente neste ano, 3.243 migrantes retornaram após a deportação e entraram com um novo pedido de refúgio.

Requerentes

O número de migrantes que retornam ao país é pequeno em relação ao total de requerentes de refúgio. Segundo dados do Departamento Federal de Estatística da Alemanha, entre 2010 e 2018, ao todo 1,78 milhões de refugiados chegaram ao país.

O retorno de deportados voltou ao centro do debate depois da volta para a Alemanha de Ibrahim Miri, líder de um clã libanês, foi deportado para seu país de origem novamente em novembro, depois de ter entrado ilegalmente na Alemanha. Entre 1989 e 2014, Miri foi condenado 19 vezes na Alemanha, por roubo, tráfico de drogas, entre outros crimes. Em março, ele foi solto e deportado para o Líbano. No fim de outubro, ele reapareceu em Bremen, onde entrou com um pedido de refúgio.

O ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, anunciou então um projeto de lei para permitir a prisão de estrangeiros deportados que retornam à Alemanha durante todo o período de análise do novo pedido de refúgio. Mas, segundo o "Die Welt am Sonntag", a ideia teria encontrado resistência dentro do próprio ministério.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.