Luís Augusto Guterres, advogado e escritor

Um eterno amante do direito e da literatura

Profissional dedicado, ele vai trilhando caminhos no Direito com paradas constantes para exercitar uma outra paixão: a escrita

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Luís  Augusto Guterres com a sua mais nova obra,  “Conversando sobre a Ordem e Outros Assuntos”
Luís Augusto Guterres com a sua mais nova obra, “Conversando sobre a Ordem e Outros Assuntos” (Luis Augusto Guterres)

Ele é advogado e escritor nas horas vagas. Luís Augusto Guterres não se destaca apenas na esfera do Direito. Na área da literatura, recebe a insígnia de leitor voraz e disso se orgulha. Afinal, é um observador atento da sociedade e costuma reservar as horas vagas para escrever e registrar, em textos, tudo o que acontece de mais relevante ao seu redor.

Por ora, Luís Augusto Guterres vive um caso de amor com seu mais novo livro, “Conversando sobre a Ordem e Outros Assuntos”, no qual, reunindo textos publicados em sites jurídicos e no jornal O Estado, produziu uma coletânea de crônicas que abordam temas sociais, políticos e contemporâneos, além de reflexões jurídicas sobre a Ordem dos Advogados do Brasil, entidade da qual foi conselheiro federal, no período de 2016 a 2018.

“Eis que havia material de sobra para produzir a minha quarta obra, que agora será lançada com selo da Viegas Editora. Escrever é uma arte da qual não consigo me desvincular”, conta.

O livro será apresentado dia 5 de dezembro, em noite de autógrafos na Sala de Exposições Sesc, no edifício Fecomércio, na Avenida dos Holandeses. Toda a renda obtida com as vendas será para as obras de construção da Igreja de São Paulo Apóstolo, onde o autor costuma entrar em sintonia com Deus.

Escrever é uma arte da qual não consigo me desvincular"

Reflexões

Guterres já havia publicado três livros, sendo um de poesia, outro de crônicas e um terceiro de reflexões profissionais. Mesmo exercendo há 42 anos a advocacia, de forma dedicada, ele seguiu escrevendo, como uma forma de perpetuar pensamentos e provocar reflexões sobre fatos da contemporaneidade. Une a disciplina com a qual exerce a advocacia à paixão pelas letras. E, dessa maneira, vai estabelecendo uma produtiva rotina literária, seja lendo ou escrevendo.

Na área jurídica, o advogado coleciona diversos títulos, tais como conselheiro federal da OAB, membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, conselheiro estadual da OAB por várias vezes, presidente da Associação Maranhense dos Advogados Cíveis e Criminais e presidente do Centro de Estudos Jurídicos e Sociais, entre outros.

Para ele, esta quarta obra é a realização de mais um sonho. “Sem dúvida, é a vitória da perseverança e da vontade de contribuir com obras sociais para a igreja”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.