Literatura

Recordações de um tempo solto e vadio

Escritor José Fernandes lança, neste sábado, às 17h, o livro "Ao longo do caminho", reunindo 60 crônicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O autor José Fernandes
O autor José Fernandes (José Fernandes)

São Luís - “Ao longo do caminho” é o título do novo livro do escritor maranhense José Fernandes, a ser lançado neste sábado, às 17h, no Salão de Eventos da Fiema (Sesi/Senai), no bairro Cohama. A obra, com apresentação de Hilton Mendonça e orelhas de Álvaro Urubatan, reúne 60 crônicas inéditas do autor, que também escreve poesias, ensaios e outros gêneros.

Os textos antológicos de José Fernandes, entre outras coisas, trazem as memórias de sua infância, a partir de uma linguagem limpa, cadente, em primeira pessoa, e com conteúdos que extravasam seu sentimento de nativismo, “firmado ao deslumbrar-se com os lugares simples da meninice”, como escreve, nas orelhas, o advogado, literato e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e da Academia Ludovicense de Letras Álvaro Urubatan.

“Demonstrado é o carinho aos amigos e vultos de seu convívio, e de notabilidade é que no teor descrito permanecem fatos reais, vividos e sentidos, até com esplendoroso sintoma de um diário”, escreve Álvaro Urubatan, para o qual José Fernandes é um visionário da cultura, um arauto da leitura e que vendia livros usados, amealhando recursos para usufruir conhecimentos da sétima arte.

Na apresentação da obra, o advogado, pesquisador e bibliógrafo Hilton Mendonça afirma que a voz que se ouve, ao ler os escritos do autor, é a de um cronista-poeta, que ressuscitou os textos “da poeira do tempo”. “Essa poesia transita, na verdade, por dois séculos, o XX e o XXI, pois Zé nascera naquele, e neste, segue semeando literatura de alto nível”.

“Ao longo do caminho” traz crônicas como “Voo onírico à terra-berço”, “Estranho guia noturno”, “O comício de Portela”, “Poetas amigos que já se foram” e “Infância e devaneios”, onde revisita a tenra idade. “Na rua, unia-me a outros moleques do meu tope e as brincadeiras começavam com as de borroca ou pião, e prosseguiam com o jogo de bolas, feitas de bexiga de gado ou de meias enchidas com retalhos de panos que sobravam das costuras domésticas”, escreve, na página 91.

José Fernandes, que é sócio-honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e membro da Academia Lodovicense de Letras, tem outras publicações, entre elas, “Portal do Infinito” (poesia), “Gente e coisas da minha terra”, “A arte gráfica no Maranhão”, “Ao sabor da memória”, “O universo do padre Brandt”, “O rio”, “A Maçonaria do Maranhão”, “Dor, amor e poesia” e “Veredas eternas”.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Ao longo do caminho”

Quando

Neste sábado, às 17h

Onde

Salão de Eventos da Fiema (Sesi/Senai)

Preço do livro

R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.