Projeto

Professores da rede pública e particular compartilham experiências em seminário

O projeto da "Conectando Saberes" acontece em várias cidades, de todos os estados do Brasil. Em São Luís, o evento, que é gratuito, será realizado no Hotel Praia Mar

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

SÃO LUÍS - Será realizado neste sábado, 30, das 8h às 12h, no Hotel Praia Mar, em São Luís, o seminário “Conectando Boas Práticas”, que está acontecendo desde outubro em 60 cidades brasileiras. Durante o evento, promovido pela rede “Conectando Saberes”, entidade de abrangência nacional, professores das redes pública e particular trocarão experiências e mostrarão suas abordagens utilizadas em sala de aula.

Os docentes terão a oportunidade de apresentar as atividades que foram desenvolvidas durante o ano letivo com seus alunos nas respectivas unidades de ensino. Na ocasião, 10 professores serão homenageados com prêmios simbólicos pelos projetos que lideraram e executaram em São Luís, como Karla Adriana Oliveira, do “Chocolate Literário”, e Surama Cristina Caldas Guimarães Sandes, do “Sarau nas escolas”.

“Eles receberão o prêmio simbólico e terão seus trabalhos compartilhados na plataforma da entidade para professores de todo o Brasil”, disse Marta Christina Barros Bello, coordenadora do núcleo da rede em São Luís. De acordo com ela, o palestrante do seminário será o professor Josinaldo, do “Conectando Saberes” de Recife/PE. Durante a programação, os detalhes de um projeto realizado na capital maranhense, “Do lixo para o parque”, serão explicados ao público e convidados.

“Esse projeto foi realizado, neste ano, em 4 diferentes escolas municipais da ilha”, esclareceu a coordenadora do núcleo da “Conectando Saberes” de São Luís, que é graduada em Filosofia e Design. A programação completa do seminário está disponível no seguinte link: https://conectandosaberes.org/conectandoboaspraticas/seminarios-locais/

Práticas pedagógicas

De acordo com a organização do seminário, o evento é fruto do edital do “Conectando Boas Práticas”, que teve quase 7 mil práticas pedagógicas inscritas. O edital abrangeu todos os anos escolares, do Ensino Infantil ao Médio. Foram selecionadas as 10 melhores práticas por cidade ou rede, que serão apresentadas por seus autores e coautores, em seminários interativos e engajantes que garantam uma troca rica entre todos os professores. A ideia é reconhecer, valorizar e promover momentos de trocas entre educadores, principalmente com práticas que podem ser replicáveis e enriquecerem outras salas de aula e gestão escolar.

Das práticas selecionadas, há questões referentes à gestão democrática na escola, inclusão digital para professora, sustentabilidade, intolerância religiosa e valorização da cultura indígena.

O projeto

O “Conectado Boas Práticas” é uma iniciativa da rede “Conectando Saberes”, que tem o objetivo de reunir iniciativas pedagógicas que tiveram um impacto positivo nas escolas onde foram idealizadas e realizadas. Por meio do projeto, os docentes podem compartilhar sua prática inspiradora com educadores de outras partes do Brasil. A ideia foi criada por professores dos vários estados.

A partir do projeto, educadores de diferentes realidades são conectados e compartilham suas experiências de ensino, com o mesmo propósito de construir uma educação pública de qualidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.