Feminicídio

Pedida prisão de acusado de matar a própria irmã no DF

Crime ocorreu em Vicente Pires, no Distrito Federal, e o acusado é foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Sandra Maria Sousa Moraes, de 39 anos, foi morta pelo irmão
Sandra Maria Sousa Moraes, de 39 anos, foi morta pelo irmão (Sandra Moraes feminicidio DF)

A Polícia Civil do Distrito Federal solicitou na sexta-feira, 29, a prisão preventiva em desfavor de Danilo Moraes ao Poder Judiciário. De acordo com a polícia, ele é foragido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e suspeito de ter assassinado a própria irmã, a cabeleireira Sandra Maria Sousa Moraes, de 39 anos, em companhia do filho da vítima, Brendo Sousa Moraes, de 21 anos. Esse crime ocorreu na noite do último dia 23, no Assentamento 26 de Setembro, em Vicente Pires.

O caso está sendo investigado pela equipe da 38ª Delegacia de Polícia Civil de Vicente Pires e o acusado ainda não foi localizado. O delegado Eder Charneski, que está coordenando a investigação, disse que foi ao Fórum de Águas Claras, no Distrito Federal, para pedir a prisão preventiva contra o suspeito.

O delegado também declarou que os investigadores ainda na sexta-feira continuavam analisando as câmeras de segurança do local para tentar identificar como se deu o contexto do crime. Brendo Sousa, acusado de ter ajudado o tio a enterrar o corpo da cabeleireira foi posto em liberdade provisória durante a audiência de custódia, no Departamento de Controle e Custódia de Presos (DCCP), no Complexo da Polícia Civil, em Brasília.

A magistrada Lorena Alves entendeu que Brendo Moraes não responde pelo crime de feminicídio e, conforme depoimento prestado para a polícia, ficou sabendo do assassinato após a ação do tio. “Esclareço, novamente, que não há indícios de que o autuado esteja envolvido na morte da sua genitora”, esclareceu a juíza.

O corpo da vítima somente foi encontrado na segunda-feira, 25, em um terreno baldio, no Assentamento 26 de Setembro e apresentava marcas de estrangulamento de fio de conexão de internet. Entre as hipóteses da motivação do crime está a venda e compra de lotes no assentamento, feitas por Danilo Moraes. Os familiares da vítima optaram por não fazer o velório e na quinta-feira, 28, ocorreu o sepultamento da cabeleireira, no cemitério de Taguatinga.

Pedrinhas
Segundo a polícia, Danilo Moraes foi morar no Distrito Federal a convite da irmã, mesmo sendo procurado pela Justiça do Maranhão. Ele cumpria pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas pelo crime de homicídio, estupro e roubo, mas conseguiu fugir.

No dia 19 de junho de 2011, ele conseguiu atrair Geane Sousa de Jesus para uma área de matagal, na cidade de Zé Doca, onde realizou a empreitada criminosa. Ela foi morta também por estrangulamento e teve a sua motocicleta roubada. O criminoso utilizou fio de internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.