COLUNA

Novos cenários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O encontro do MDB desta segunda-feira, 2, pode representar um novo cenário para as eleições de 2020, em São Luís. O partido pode tentar convencer a ex-governadora Roseana Sarney para entrar na disputa pela Prefeitura da capital.
E o movimento interno parece não ter divergentes, pelo menos foi o que informou à coluna o presidente Estadual da legenda, ex-senador João Alberto de Souza.
Restará a própria ex-governadora decidir se sairá ou não candidata em São Luís. Ela disse que pensará na possibilidade, ressaltando que tem disposição para
atender aos movimentos internos do MDB.
Dentro dos pontos positivos, Roseana tem lastros de ter feito obras impactantes na capital, melhor do que qualquer prefeito que São Luís já teve, a exemplo de viadutos, via expressa e urbanização do entorno da Lagoa da Jansen. Outro ponto positivo é sua votação fiel conquistada em quase 30 anos de vida pública.
Para se ter uma ideia real da disposição de Roseana Sarney para tentar ser prefeita da capital é necessário acompanhar o encontro do MDB. Lá o clima da “torcida” e da “jogadora” vai dar o tom sobre esta possibilidade de uma nova candidatura na disputa por São Luís no próximo ano.

Mantida
Mesmo diante de uma eventual entrada da ex-governadora Roseana Sarney na eleição para o Palácio La Ravardiere, o deputado Adriano Sarney garante que manterá sua candidatura.
Segundo ele já havia dito, sua entrada na disputa pela prefeitura de São Luís é irreversível.
Pela a legislação eleitoral, não há nada que impeça as duas candidaturas, apesar de Roseana ser tia de Adriano.

Mais apoio
O ex-senador e ex-candidato a governador em 2014, Lobão Filho, simpatiza com a ideia de Roseana Sarney entrar na disputa pela Prefeitura de São Luís.
Lobão Filho não participará do encontro Estadual do MDB, nesta segunda-feira, 2, por estar em compromisso fora do país.
“Roseana é uma grande candidata para qualquer cargo. Não tenho problemas em apoiá-la”, disse o ex-senador.

Cabe recurso
O governador Flávio Dino festejou a decisão de segundo grau que reformou a sentença que o deixou inelegível.
Teve direito a foto nas redes sociais com um brinde do governador junto a sua banca de advogados.
O processo ainda cabe recurso. O julgamento ficará agora a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Qual é o prazo?
Desde a denúncia de que o repasse das emendas parlamentares não chegaram ao Hospital Aldenora Bello já se passaram quatro dias.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o repasse seria liberado nos “próximos dias”. Mesmo com a imprecisão da data, o fato de ser “nos próximos dias” dá ideia de prazo bem curto.
Mas pelo visto, a burocracia ainda atrapalha a liberação da verba - R$ 4,2 milhões no total e que devem ser liberados em parcelas - e o Hospital Aldenora Bello mantém serviços suspensos por falta de recursos.

É oficial
O deputado federal Eduardo Braide está oficialmente filiado ao Podemos e comanda agora o partido no Maranhão.
Com isso, Braide já pode sentar com futuros aliados para debater os rumos de alianças para a disputa eleitoral de 2020 em São Luís.
Não que as conversas não estavam em curso, mas agora serão intensificadas com a posição partidária do pré-candidato já definida.

Fiscalização
A fiscalização da Prefeitura de São Luís será mantida na Rua Grande. A intenção é evitar que ambulantes voltem a ocupar a área de forma irregular.
Desde a entrega da reforma da principal rua do comércio da capital, a gestão municipal tem feito um trabalho para conscientização nos trabalhadores informais.
A Prefeitura tem compromisso com a categoria de fazer um centro comercial para que todos os trabalhadores informais mantenham suas atividades.

DE OLHO

15 dias é o prazo final para que o TRE alcance o cadastramento de 100% do eleitoral no sistema biométrico de votação.

E MAIS

• Há quem defenda que uma nova pesquisa de intenção de votos feita pela Escutec seja divulgada antes do encerramento de 2019.

• O primeiro levantamento feito, por encomenda de O Estado, até hoje repercute nos bastidores políticos e causou efeitos nos pré-candidatos.

• Teve início uma sequência de desfiliação do PSL do Maranhão. Segundo o presidente estadual do partido, vereador Chico Carvalho, somente os que não queriam o crescimento da legenda estão deixando os quadros da sigla.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.