eleições 2020

MDB fará encontro para debater processo eleitoral de 2020 no Maranhão

O partido discutirá a possibilidade de entrar nas disputas eleitorais em, pelo menos, 50 municípios maranhenses com candidaturas próprias

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Roseana Sarney ainda não se posicionou sobre o convite do MDB
Roseana Sarney ainda não se posicionou sobre o convite do MDB (Roseana Sarney)

O MDB vai realizar nesta segunda-feira, 2, o encontro estadual da legenda para debater o processo eleitoral de 2020 em todo o Maranhão. Em fase de reestruturação nacional, a sigla busca entrar nas disputas eleitorais em, pelo menos, 50 municípios maranhenses com candidaturas próprias. São Luís pode ser uma das cidades já que há um movimento interno para lançar a pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney à Prefeitura da capital. No ato do MDB desta segunda, esta possibilidade será tratada.

No evento emedebista estará presente o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, que assim como a direção estadual defende que Roseana Sarney saia candidata a comandar o Palácio de La Ravadiere.

A O Estado, o presidente estadual do MDB, ex-senador João Alberto de Souza, afirmou que a ideia de Roseana entrar na disputa eleitoral de São Luís no próximo ano é uma unanimidade dentro do partido.

“Não estamos aqui afirmando que já há uma pré-candidatura de Roseana. Não é isso. Agora há um sentimento no partido para que ela saia candidatura à Prefeitura de São Luís. Ela tem um excelente trabalho desenvolvido na nossa capital sem ao menos ser prefeita. O que falta agora é ela se posicionar”, afirmou João Alberto.

Convite
Sobre o assunto, Roseana Sarney não confirmou se aceitará o convite do MDB. No entanto, ela disse que sua decisão vai depender do diálogo interno e em conjunto com todas as lideranças do MDB.

A ideia de Roseana Sarney entrar na disputa por São Luís foi externada a primeira vez pelo deputado estadual Roberto Costa. Na tribuna da Assembleia Legislativa, durante discurso, o emedebista falou das qualidades e da importância da ex-governadora na eleição.

Na ocasião, Costa disse que o nome de Roseana precisa estar inserido na disputa. “Candidata, ou não, ela deve estar inserida nesse debate. Mesmo sem nunca ter administrado São Luís, Roseana pode ser considerada a melhor prefeita da história dessa cidade pela quantidade de obras estruturantes que destinou para cá nos seus governos”, afirmou.

Presenças
Além do debate sobre a possível candidatura de Roseana Sarney, o MDB vai debater os cenários eleitorais no Brasil, no estado e nos municípios. De acordo com João Alberto, o encontro reunirá as maiores lideranças do partido. Confirmaram presença o ex-presidente José Sarney, Roseana Sarney, os deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo de Souza, os parlamentares estaduais Roberto Costa e Arnaldo Melo e o ex-senador Edison Lobão.

“Vamos fazer um encontro para debater todo o Maranhão. Não somente eleições, mas também o fortalecimento do partido em todo o estado”, disse o presidente estadual do MDB.

“Vamos fazer um encontro para debater todo o Maranhão. Não somente eleições, mas também o fortalecimento do partido em todo o estado”, disse o presidente estadual do MDB.

Mais

Medalha

O encontro do MDB acontecerá na Assembleia Legislativa no auditório Fernando Falcão às 8h30. Antes de chegar ao evento emedebista, o presidente nacional da legenda, deputado Baleia Rossi, receberá a medalha Manuel Beckman, que foi proposta pelo também membro do MDB, Roberto Costa.

Adriano Sarney manterá pré-candidatura
a prefeito de SL

Pelo MDB já foram cogitadas e debatidas as candidaturas do ex-deputado federal Victor Mendes, que ficou como pré-candidatura da legenda durante todo o primeiro semestre deste ano. Depois disto, o MDB abriu canal de diálogo com os juízes Roberto Veloso e Carlos Madeira. O primeiro, após de conversas com outras siglas também como o PSL, retraiu e anunciou que não mais disputaria as eleições der 2020.

O magistrado Madeira ainda mantém no ar a possibilidade de entrar ou não na disputa. E suas conversas sobre filiação partidária e, consequente, candidatura não se restringe somente ao MDB.

Grupo

Independente do nome que o MDB lançar para a prefeitura de São Luís, o grupo da ex-governadora Roseana Sarney terá, pelo menos, duas candidaturas. O Partido Verde (PV) já lançou a pré-candidatura do deputado estadual Adriano Sarney.

A O Estado, Adriano disse que mesmo sua tia (a ex-governadora aceitando o desafio apresentado pelo MDB de ser candidata a Prefeitura de São Luís) entrando na disputa de 2020, ele não vai retirar sua candidatura.

“Vou continuar pré-candidato de qualquer jeito”, resumiu o deputado estadual.

O PV fez encontro estadual há uma semana. O partido reuniu lideranças nacionais e locais e anunciou a pré-candidatura de Adriano Sarney.

O membro do Diretório Nacional do PV, Ivanilson Gomes, que esteve no encontro estadual, realizou uma consulta prévia entre os presentes e colocou à disposição dos participantes a decisão sobre as eleições da capital maranhense.
O nome de Adriano Sarney foi aclamado por todos os presentes que optaram por oficializar sua pré-candidatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.