Fuga

Funac vive clima de tensão e violência no município de Imperatriz

No decorrer deste ano, pelo menos oito registros de motim e fugas ocorreram nesses centros; no dia 28, aconteceu o caso mais recente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Fachada de unidade da Fundação da Criança e Adolescente (Funac) em Imperatriz; polícia faz ronda na área para recapturar fugitivos
Fachada de unidade da Fundação da Criança e Adolescente (Funac) em Imperatriz; polícia faz ronda na área para recapturar fugitivos (Funac Imperatriz)

Somente neste ano, pelo menos oito ocorrências de motim e fugas foram registradas nas unidades da Fundação da Criança e Adolescente (Funac) de Imperatriz, onde menores de idade cumprem medidas socioeducativas. Ainda na sexta-feira, 29, a polícia estava realizando rondas na Região Tocantina para recapturar dois adolescentes que conseguiram fugir durante a tarde de quinta-feira, 28, da unidade dos Três Poderes, localizada naquela cidade.

A polícia informou que os menores fugiram do alojamento oito dessa unidade e conseguiram fazer um buraco sem que os monitores percebessem. Um dos fugitivos é suspeito de ato infracional correspondente a homicídio, ocorrido no bairro Bom Sucesso, em Imperatriz. O outro adolescente é natural de Balsas e estava internado por ato infracional correspondente a roubo.

A direção da Funac informou, por meio de nota, que os militares estão fazendo buscas para recapturar os internos como ainda declarou que para impedir novas fugas está sendo reforçada toda a estrutura do centro com colocação de grades suspensas e construindo um muro de reforço atrás dos alojamentos das unidades.

Mais ocorrências

A polícia registrou no dia 21 de outubro uma tentativa de fuga no Centro Semear, enquanto no dia 18, os militares conseguiram evitar uma fuga em massa nessa unidade da Funac. Os internos se rebelaram, quebraram celas e móveis foram danificados. Alguns adolescentes subiram no telhado em tentativa de fuga. Houve gritaria e correria.

As imagens de câmeras de monitoramento mostraram, pelo menos, quatro internos sobre o telhado. Os agentes da Funac acionaram a polícia. Um forte aparato policial foi deslocado para o prédio e conseguiu acalmar os ânimos e evitar a fuga. Dias antes, de acordo com a polícia, cinco menores conseguiram fugir dessa unidade e até o momento apenas dois foram localizados.

No dia 31 de julho deste ano, a polícia também evitou uma fuga nessa unidade. No decorrer dessa ação, alguns adolescentes se esconderam no telhado, mas foram capturados por agentes do centro socioeducativo. Ainda de acordo com a polícia, não houve registro de feridos. No mês de junho, 19 adolescentes fugiram desse centro e a polícia somente conseguiu recapturar nove deles, em Imperatriz.

Ouro Verde

A polícia ainda registrou mais três casos de fugas na unidade da Funac, no Ouro Verde, em Imperatriz, somente durante os dois primeiros meses deste ano. Um deles no dia 20 de fevereiro, quando quatro internos, com pedaço de ferro pontiagudo, dominaram os monitores e em seguida, fugiram pularem o muro pela caixa d’água.

Também nesse dia, dois internos foram recapturados nas proximidades e levados de volta à unidade. No dia 22 de fevereiro foram recapturados os outros fugitivos pela guarnição militar em uma residência abandonada, no Parque Independência, zona periférica de Imperatriz.

No dia 2 de fevereiro, dois menores conseguiram burlar a segurança e escaparam dessa unidade. Os internos aproveitaram a ausência de funcionários na unidade e fugiram em direção a uma área de matagal. Os policiais realizaram rondas na cidade e no mesmo dia um dos fugitivos foi localizado, no Parque Santa Lúcia.

O outro caso de fuga nessa unidade ocorreu na tarde do dia 31 de janeiro deste ano. Um adolescente de 16 anos, que estava na cozinha sozinho, aproveitou para ter acesso ao telhado e em seguida pular o muro e se embrenhou pelo matagal.

Número

8 ocorrências de motim e fugas foram registradas nas unidades da Funac de Imperatriz durante este ano

Saiba mais

As obras da nova unidade da Funac, em Imperatriz, estão paradas. A área possui mais de 50 mil metros quadrados e o projeto pretende construir 10 prédios com 89 alojamentos que devem abrigar até 350 adolescentes. Projeto prevê também que devem ser construídos um campo de futebol, quadra poliesportiva, teatro e área de visitas.

Fique por Dentro

Ocorrências das unidades da Funac, em Imperatriz, durante este ano

Dia 31 de janeiro: um adolescente fugiu da unidade Ouro Verde

Dia 2 de fevereiro: dois menores conseguiram burlar a segurança e escaparam da Ouro Verde

Dia 20 de fevereiro: quatro internos, com pedaço de ferro pontiagudo, dominaram os monitores e em seguida, fugiram pularem o muro pela caixa d’água

Dia 20 de junho: 19 adolescentes fugiram da unidade da Funac Três Poderes

Dia 31 de julho: polícia evita fuga no centro Três Poderes

Dia 18 de outubro: os militares consegui evitar fuga em massa no Centro Semear

Dia 21 de outubro: outra ocorrência de tentativa de fuga no Centro Semear

Dia 28 de novembro: dois adolescentes fugiram do centro Três Poderes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.