Geral | Preocupante

135 mil brasileiros vivem com HIV e não sabem, aponta Ministério da Saúde

Para convencer essas pessoas a fazerem o teste, o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (29) a Campanha contra o HIV/Aids: "Se a dúvida acaba, a vida continua"
Thiago Bastos / O Estado30/11/2019 às 07h10
135 mil brasileiros vivem com HIV e não sabem, aponta Ministério da Saúde Aids

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 135 mil brasileiros não sabem que têm o vírus HIV. A maioria,de acordo com a pasta, teria contraído a doença por ausência do preservativo durante o ato de relação sexual.

Para convencer essas pessoas a fazerem o teste, o Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (29) a Campanha contra o HIV/Aids: “Se a dúvida acaba, a vida continua”. Em São Luís, ações acontecerão neste domingo (1º), dia mundial de combate à AIDS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), um estande será montado na Feirinha São Luís, Centro.

Além de esclarecimentos, será possível fazer testes rápidos contra ISTs. A rede pública de saúde de todo o Brasil oferece a testagem sem qualquer custo. Existe até a opção dos testes rápidos, quando os resultados saem em 30 minutos.

Mais de 900 mil pessoas vivem com o HIV no país. Desse total, em torno de 80% foram diagnosticados, segundo o Governo Federal. A maioria dos infectados são jovens de 20 a 34 anos.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte