COLUNA

Tantas voltas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Foram pouco mais de 12 meses da decisão de primeiro grau que levou a uma condenação contra o governador Flávio Dino (PCdoB) e o atual deputado federal Márcio Jerry, também do PCdoB, até o desfecho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre o recurso dos comunistas.
A ação que levou à condenação diz respeito ao programa Mais Asfalto, que teria ocasionado, nas eleições de 2016, abuso de poder político e econômico de Dino e Jerry em prol do prefeito eleito de Coroatrá, Luiz Filho.
Da decisão primeira até ontem, em sessão no TRE, o fato passou ainda pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Associação de Magistrados do Maranhão (AMMA) e por gabinete do relator do recurso no TRE.
E um caminho tão longo se deu porque Dino não aceitou receber uma condenação de primeiro grau. Representou a juíza Anielle Reginato no CNJ, a acusando de posição política em sua decisão como juíza de Coroatá. Desta representação, ficou somente claro que a acusação do governador não tinha como ser provada.
Passou pela AMMA, porque a magistrada foi publicamente “linchada” nas redes sociais e mídias ligadas ao Palácio dos Leões porque exerceu sua função de julgadora. A Associação somente se manifestou sobre as “pedradas” depois de Reginato anunciar sua desfiliação da entidade.
Por fim, no TRE, que teve vários mandados de segurança para julgar. Todos do lado de Dino, até chegar à sessão de ontem.
Tantas voltas até o julgamento que, por fim, reformou sentença da magistrada de primeiro grau.
Resta à coligação “Coroatá quer mais” recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Da ação até ontem, se passaram três anos. Até o julgamento no TSE, deve levar mais bons meses.

Até tentou
Em meio ao julgamento do recurso do governador Flávio Dino e do deputado Márcio Jerry no TRE, o advogado dos comunistas insistia para defender seus clientes depois do advogado da coligação “Coroatá quer mais”.
Acontece que a investida não deu certo, porque o presidente do Tribunal, desembargador Cleones Cunha, deixou claro que os primeiros a falar são os que recorrem da decisão.
E no caso, foi Dino e Jerry que recorreram da decisão de primeiro grau que os condenou junto com o prefeito de Coroatá, Luiz Filho, por abuso de poder político e econômico.

Ganhou também
No caso do recurso dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania), o TRE julgou procedente a retirada do nome dos dois no caso dos capelães.
Os senadores estavam como parte do processo contra Flávio Dino devido ao suposto uso eleitoreiro dos cargos de capelães no sistema de segurança do Estado.
Deste processo, somente este ponto avançou. Já faz um ano que a ação tramita no TRE e ainda tem mandados de segurança para serem julgamos. O fim está longe.

Adiada
Do mesmo “tema”, o mandado de segurança do vice-governador, Carlos Brandão (PRB), foi retirado de pauta a pedido dos advogados.
Brandão tenta impedir a realização de oitivas no caso dos capelães conforme decisão judicial que autorizou a tomada de depoimentos.
A ação diz respeito às nomeações de pastores e padres para compor a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Temporada
A temporada de encontros partidários no Maranhão teve início com a chegada do fim do ano.
Podemos, MDB, PSDB são algumas das legendas que têm, nos próximos dias, reuniões partidárias. Todas voltadas para as eleições do próximo ano.
O Podemos trará como “atração” a filiação do deputado Eduardo Braide, que logo deverá ser anunciado como presidente Estadual da sigla.

Planos
O MDB trará o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, para mostrar os novos planos da legenda para se reestruturar.
Entre os planos, no caso do Maranhão, tem a intenção de lançar a candidatura da ex-governadora Roseana Sarney para a Prefeitura de São Luís.
Outros nomes para as eleições de 2020 em outras cidades do Maranhão também serão debatidos. O encontro do MDB acontece na próxima segunda-feira, 2.

Tucanos reunidos
O PSDB do Maranhão vai realizar amanhã o seu encontro Estadual. O presidente da legenda, senador Roberto Rocha, reunirá militantes para falar sobre as perspectivas da legenda para 2020.
Pre-candidaturas em Imperatriz e em Coroatá darão o tom ao evento. Os tucanos não deverão falar sobre nomes para a disputa pela Prefeitura de São Luís.
Resta saber se o partido combinou com o deputado Wellington do Curso, que na Assembleia Legislativa disse que tem apoio da direção nacional para disputar o Palácio La Ravadiere.

DE OLHO

R$ 68 milhões é o valor previsto para a Secretaria de Cidades, comandada por Rubens Júnior - pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís - em 2020. Para 2019, o previsto foi R$ 48,5 milhões.

E MAIS

• Além das eleições de 2020, o PSDB quer abrir espaço para filiados opinarem sobre questões estaduais e nacionais que podem ser tema de debate promovido pelos detentores de mandato da legenda.

• A real intenção do PSDB em São Luís é compor a chapa do pré-candidato do Podemos, Eduardo Braide. Existe o diálogo entre Rocha e Braide, mas por enquanto, nada avançou.

• O senador Roberto Rocha tenta colocar o filho, Roberto Júnior, presidente municipal do PSDB em São Luís, como companheiro de chapa de Eduardo Braide em 2020. A vaga vem sendo disputada ainda pelo PL de Josimar de Maranhãozinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.