Desafio

Instituto Federal do Maranhão disputa vaga na Brazil Conference 2020, em Harvard

O Desafio Tack é mais uma ação que integra o programa do Tack Festival, que escolherá o vencedor deste que é um dos maiores desafios de empreendedorismo jovem do Brasil

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Emoldurado pela paisagem do Cristo Redentor, o evento gratuito oferece para toda família palestras, debates, atividades infantis, artísticas e culturais, além de feira gastronômica
Emoldurado pela paisagem do Cristo Redentor, o evento gratuito oferece para toda família palestras, debates, atividades infantis, artísticas e culturais, além de feira gastronômica (Tack Festiva)

Repetindo o sucesso do último ano, desembarca no Parque Lage, no dia 30 de novembro (sábado), a segunda edição do Tack Festival, festival de inovação, tecnologia e criatividade, que tem por objetivo gerar transformação a partir de ideias e da capacidade de realizar. O evento foi idealizado para desenhar novos rumos para questões que impactam e ajudam moldar uma nova cultura, uma nova forma de pensar e agir. Com novas atrações, o Tack Festival promete se firmar de vez no calendário cultural carioca.

Emoldurado pela paisagem do Cristo Redentor, o evento gratuito, que acontece das 9h às 20h, oferece para toda família palestras, debates, atividades infantis, artísticas e culturais, além de feira gastronômica, com comidas que representam todas as regiões do Brasil. A tecnologia também estará presente com oficinas de grafite digital, realidade virtual via Google Expeditions, criação de imagens em 360º com câmera cardboard, programação, codificações e games, voltados para crianças e adolescentes. Haverá ainda debates sobre temas como inteligência artificial, inovação e senso da arte, tecnologias emergentes, futurismo, geração gamer, moda como expressão cultural e sustentabilidade.

Cinema ao ar livre, caminhada ecológica, ioga, recreação infantil com atividades circenses, como oficina de malabares, bola de sabão gigante, musicalização, show de palhaços, contação de histórias, além de uma exposição de artes visuais também fazem parte da programação. “O Tack Festival é um lugar onde pessoas e ideias se encontram, onde a informação se conecta à diversão e onde a vontade de aprender, fazer e empreender ganha uma nova dimensão”, comenta André Carrano da ID Cultural, responsável pela realização do evento.

O Desafio Tack é mais uma ação que integra o programa do Tack Festival. Durante o evento, será conhecido o vencedor deste que é um dos maiores desafios de empreendedorismo jovem do Brasil, ministrado pela Junior Achievement, que este ano, pela primeira vez, conta com a participação de alunos do ensino médio das escolas públicas de todo o país. O objetivo é que as equipes possam encontrar soluções inovadoras utilizando a tecnologia para questões culturais. A equipe vencedora ganha uma viagem para participar da Brazil Conferene 2020, na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. As equipes finalistas este ano são de escolas das seguintes regiões do Brasil: Centro-Oeste (Mato Grosso – Escola Estadual Presidente Médice), Nordeste (Maranhão - Instituto Federal do MA / IFMA), Sudeste (São Paulo – Instituto Federal de São Paulo / IFSP), Sul (Santa Catarina – Instituto Federal de Santa Catarina / IFSC) e Norte (Tocantins – Instituto Federal do Tocantins / IFTO).

Apresentado pela Stone, ID Cultural, Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, sob a chancela da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Tack Festival impactará diretamente mais de 10 mil famílias de todo o Brasil através da inovação, cultura e educação se firmando como o maior evento de empreendedorismo do ensino médio do Brasil.

O Tack Festival conta com o patrocínio da Cultura Inglesa, BrMalls, PTGPactual, Visagio, Laer, Veirano Advogados, Growth Partner, Unimed Rio, além dos parceiros estratégicos JA Brasil, Fundação Estudar e Brazil Conference.

A PRIMEIRA EDIÇÃO

Em 2018, o Tack Festival sediou o primeiro desafio Tack Rio, onde 10 grupos de finalistas do ensino médio de escolas somente do Rio de Janeiro propuseram soluções tecnológicas para questões culturais, que impulsionassem a transformação social. Enquanto o público aproveitava o evento, os estudantes estavam concentrados e desenvolvendo seus projetos. Ao final do dia houve o encontro para o pitch final e o anúncio do grupo vencedor, a ETERJ (Escola Técnica do Rio de Janeiro), de Santíssimo, que foi premiada para participar do Brazil Conference deste ano na Universidade de Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

TACK FESTIVAL 2019

Dia: 30 de novembro

Hora: 9h às 20h

Local: Parque Lage.: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico

ENTRADA GRATUITA

www.tackfestival.com

PROGRAMAÇÃO COMPLETA TACK FESTIVAL 2019

PAINÉIS

Auditório

10h às 11h – Papel das Instituições no Incentivo ao Empreendedorismo Jovem – QR Culture, Junior Achievement e Brazil Conference.

11h30às 12h30 – Tecnologia, Inovação e Futuros– Giselle Santos (Google Educator) & Convidados

14h às 15h - Palestra Medicina do Futuro - Pedro Schstatsky

15h30 às 16h30 – Palestra – O futuro do Dinheiro – André Portilho (Sócio BTG Pactual)

17h às 18hs – Final Desafio Tack

Salão Nobre – Experiências Tecnológicas. Sessões durante todo o dia

Robô Interativo - Recepcionista

Realidade Virtual – Jogos de Realidade Virtual

Grafite Digital – Ativação com grafite Digital onde o participante poderá interagir com tela de led realizando grafites, fotos animadas.

Sala – UniTACK (WorkShops)

10 às 11hs –Metodologia Ágil

11h às 12hs – Criando o seu negócio

dicas práticas de como criar um negócio, desde a constituição da empresa, compra de nome de domínio, registro de marca, marketing e direitos autorais, escolhendo um meio de pagamento, termos de uso e política de privacidade, dentre outros

14h às 15hs – Metodologia Agil

15h às 16hs - Obtendo seu primeiro investimento

aula focada no processo de obtenção de um investimento de um fundo de investimento profissional, seja um investidor brasileiro ou um investidor estrangeiro (favor confirmar se é interessante mencionarmos investidor estrangeiro)

Sala BTG Pactual -

Como transformar ideias em negócios – ACE

Como construir marcas de sucesso que engaje consumidores

Workshop sobre como criar um bom currículo

OFICINAS

Sala de Desenho - Cultura (Maker Spot)

Hologramas

Para essa sessão os participantes irão utilizar materiais e recursos simples para criarem um holograma. Após construírem seu próprio visualizador de hologramas e assistirem a vários hologramas diferentes, todos poderão criar suas próprias fotos e vídeos e convertê-los em hologramas para poderem reproduzir com o visualizador.

Sessões: Duas sessões

Faixa etária: 8+

Duração de cada sessão: 40 minutos

Oficina de Upcycling

Nessa sessão, os participantes criarão seus próprios brinquedos e experimentarão com ilusões de ótica através da reciclagem de CDs antigos. Os piões construídos pelos participantes serão decorados com cores e padrões variados, criando lindas ilusões visuais.

Sessões: Duas sessões

Faixa etária: 8+

Duração de cada sessão: 40 minutos

Animais da Mata Atlântica - 2 sessões

Para essa sessão da sala Maker os participantes irão aprender mais sobre alguns dos animais da Mata Atlântica, nossos vizinhos no parque Lage. Cada um também levará um pouco da nossa fauna para casa através da construção um brinquedo do seu animal favorito feito de materiais simples e reciclados.

Sessões: Duas sessões

Faixa etária: de 7+

Duração de cada sessão: 40 minutos

– 10hs às 10h45 - Holograma

– 11hs às 11h45 – Upcycling

- 13h15 às 14hs – Mata Atlântica

- 14h15 às 15h - Holograma

- 15h15 às 16hs – Upcycling

- 16h15 às 17hs – Mata Atlântica

Sala 1 - codeBuddy (Estação Code)

10hs às 10h45 - Programação com Realidade aumentada, Corrida Espacial com robôs e Makey Makey

11hs às 11h45 Programação com Realidade aumentada, Corrida Espacial com robôs e Makey Makey

13hs às 13h45 - Programação com Realidade aumentada, Corrida Espacial com robôs e Makey Makey

14h às 14h45 - Programação com Realidade aumentada, Corrida Espacial com robôs e Makey Makey

15h às 15h45 Programação com Realidade aumentada, Corrida Espacial com robôs e Makey Makey

16hs às 16h45 - Programação com Realidade aumentada, Corrida Espacial com robôs e Makey Makey

Sala 2 - Instituto Edify (Estação Natureza) –

Faixa etária: 6 anos até 14

Nesta atividade queremos que responsáveis, crianças e jovens experimentam olhar, estudar e escutar e assim conectar com a natureza mais profundamente. Eles irão passar por dois ambientes. No primeiro ambiente, a sala da DESCOBERTA, irão aprofundar o olhar e descobrir mais sobre a natureza, as plantas, folhas e elementos vegetais, usando tecnologia nova de aplicativa para classificar as plantas e tecnologia antiga, a lupa, para observar o detalhe. Através do desenho, irão documentar as descobertas e expor no painel de exposição. No segundo ambiente, a sala da CONEXÃO, irão poder relaxar e ouvir os sons e imagens da natureza. O conceito atrás dos dois ambientes é que quando nos permitimos desacelerar, olhar, escutar e trabalhar em conjunto, adultos, crianças e jovens conseguem criar novos laços, novos elos e assim todos se fortalecem para as demandas do futuro na sociedade, em família em com a natureza

- 10hs às 10h45 – Natureza e a Tecnologia

- 13h30 às 14h30- Natureza e a Tecnologia

- 11hs às 11h45 - Natureza e a Tecnologia

- 15hs às 16hs - Natureza e a Tecnologia

- 16 às 17:45hs - Natureza e a Tecnologia

Sala 3 - Cultura (Tech Spot) – Faixa Etária 7+

Stop Motion - Nesta sessão, participantes irão utilizar diferentes materiais como massinha, EVA, palitos e papéis coloridos para criarem personagens que irão compor uma história. Os alunos irão escrever os scripts de suas histórias, e depois, capturar as cenas em fotos que juntas se transformarão em uma animação de stop motion.

Panoform – Uma atividade simples e impressionante na qual as criações dos participantes poderão ser visualizadas por todos os demais em realidade virtual. Com materiais simples e muita imaginação, os participantes precisarão criar uma ilustração de como eles acham que será ou como gostariam que fosse uma cidade sustentável do futuro. Em seguida os desenhos se transformarão em um mundo em 360 no qual os alunos podem embarcar por meio dos óculos de realidade virtual. Cada aluno poderá refletir e apresentar sobre a cidade do futuro que gostaria que fosse real enquanto os demais visitam o mundo criado por ele.

Em seguida, os participantes construirão sua cidade em realidade aumentada, utilizando o aplicativo Dig! para Merge Cube.

– 10hs às 10h45 – Stopmotion

– 11hs às 11h45 – Panoform

- 13h15 às 14hs – Stopmotion

- 14h15 às 15h - Panoform

- 15h15 às 16hs – Stopmotion

- 16h15 às 17hs - Panoform

Área externa na lateral da casa, embaixo da varanda da sala 1- Espaço Tack Kids

Espaço destinado a ativações infantis

Fazendo Arte - 2 sessões

Nesta atividade, crianças poderão exercitar sua criatividade criando uma pintura de dedo a prova de sujeira. Os responsáveis vão aprender a como criar suas próprias telas anti-bagunça que permitem que os pequenos se divirtam para valer sem danificar suas roupas ou o ambiente ao seu redor.

*nota alergia a tinta guache

Sessões: Duas sessões

Faixa etária: de 4 a 6 anos

Duração de cada sessão: 40 minutos

Minha Massinha - 2 sessões

Você sabe fazer sua própria massinha de modelar? Nesta atividade, pais e filhos vão pôr a mão na massa para aprender essa simples e divertida receita. Depois de fazer sua massinha caseira, as crianças irão modelar e decorar seus próprios monstrinhos personalizados.
*nota sobre alergia à corantes

Sessões: Duas sessões

Faixa etária: de 4 a 6 anos

Duração de cada sessão: 40 minutos

Contação de História - 2 sessões

Um espaço lúdico para trabalhar a imaginação - em meio às oficinas Kids, contadores de história criarão todo uma ambientação para que os participantes embarcam em narrativas de personagens e suas aventuras.

Sessões: Duas sessões

Faixa etária: de 4 a 6 anos

Duração de cada sessão: 20 minutos

– 10hs às 10h45 - Contação de história

– 11hs às 11h45 – Fazendo Arte

- 13h15 às 14hs – Minha Massinha

- 14h15 às 15h - Contação de história

- 15h15 às 16hs – Fazendo Arte

- 16h15 às 17hs - Minha Massinha

Circuito

Uma gincana bilíngue, na qual os participantes irão praticar cores e ações simples em inglês. Os competidores percorrerão uma pista de obstáculos realizando diferentes desafios de movimentos corporais, depois, participarão de um jogo misto de twister e mestre mandou que desafiará seus conhecimentos das cores em inglês.

Sessões: livre - ordem de chegada (2 ou 4 participantes por vez)
Faixa etária: de 6 a 10 anos
Duração de cada sessão: livre

ATIVIDADES

Jardim

Bola de Sabão Gigante (Livre) – 10hs às 11hs / 14hs às 15hs

Malabarismo (Livre) – 11hs às 12hs / 15hs às 16hs

Show de Palhaços – 17hs às 18hs

Banda Circense de Fanfarra – 18h às 19hs

Oca – Espaço bem estar

Ioga (Livre) – Sessões durante o dia

Pátio Externo

Cinema a Céu Aberto (Livre) – Exibições de Curtas e Animações para todas as idades, durante todo o dia.

Feirinha Gastronômica

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.