Bolsa de Valores

Grupo Mateus abrirá capital a partir do segundo semestre

Empresa maranhense, uma das maiores do segmento varejista alimentar no país, seguirá exemplo do Carrefour e Grupo Pão de Açúcar, que já têm ações na Bolsa de Valores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Loja Mateus Supermercado, localizada na avenida Daniel de La Touche, na Cohama, uma das maiores do grupo
Loja Mateus Supermercado, localizada na avenida Daniel de La Touche, na Cohama, uma das maiores do grupo

O Grupo Mateus vai seguir o exemplo do Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA), hoje as duas únicas empresas do varejo alimentar a marcar presença na Bolsa de Valores, e a partir do segundo semestre de 2020 pretende abrir seu capital. Todo o processo está sendo feito com a consultoria da XP Investimentos.

Foi o próprio empresário Ilson Mateus, presidente do Grupo, que anunciou a entrada no mercado de ações em Bolsa de Valores, durante a entrega da premiação Carrinho de Ouro, realizado pela Associação Maranhense de Supermercados. Segundo ele, essa era uma intenção antiga, mas que dependia da economia brasileira.

Como muitas empresas são cautelosas em relação a dar informações quanto à questão de Bolsa de Valores, Ilson Mateus disse, por meio de sua assessoria, que não pode dar mais detalhes do processo, além do que já informou, ou seja, da predisposição do Grupo em abrir seu capital.

Hoje o Grupo Mateus é um conglomerado de empresas que opera no varejo de supermercados, atacarejo, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, distribuição de medicamentos e construção, além de atender mais três estados (Piauí, Tocantins e Bahia) no formato atacadista com o Armazém Mateus.

No Atacado, o Armazém Mateus atende 9 mil clientes como mercearias e supermercados espalhados por 4 estados no Norte e Nordeste (Maranhão/ Pará/ Piauí/ Bahia). Já no formato Atacarejo, opera 22 lojas em 15 cidades no Maranhão e Pará. Com relação à rede supermercadista, o Grupo Mateus tem 23 lojas.

Há ainda, no varejo, a rede Camiño Supermercados, operando pelo sistema de franquias, levando economia e comodidade a pequenas localidades e bairros. Também destaque para o Eletro Mateus com ampla oferta de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e artigos de bazar.

Também integram a rede de empresas do Grupo Mateus, indústria de panificação que atende exclusivamente às padarias das lojas do Mateus Supermercados nos estados do Maranhão e Pará; e ainda a Invicta Medicamentos, distribuidora com um mix de mais 1.600 itens em seu portfólio.

Mais

Venda de ações

IPO (Initial Public Offering) é uma sigla para Oferta Pública Inicial (ou OPI). Como o próprio nome diz, é quando uma empresa vende ações para o público pela primeira vez.

Isso também é conhecido como a abertura de capital. É a primeira vez que os proprietários da empresa renunciam de parte dessa propriedade em favor de acionistas em geral.

CORRELATA

Black Friday Mateus terá lojas funcionando 24 horas em São Luís e interior

Apostando nas vendas da Black Friday, uma das datas mais esperadas pelo consumidor, o Grupo Mateus abrirá lojas da capital e interior do estado por 24 horas. Cinco unidades irão funcionar desde o primeiro minuto desta sexta-feira (29) e só fecharão na noite de sábado (30), com centenas de produtos em oferta.

Em São Luís, o funcionamento prolongado será nas unidades do Rio Anil Shopping, Mix Atacarejo na Curva do 90, além do Caminõ, na Divineia. Já no interior, as lojas da cidade de Timon e o Mix Atacarejo de Santa Inês também funcionarão por 24 horas.

Os preços baixos da Black Friday poderão ser encontrados em todas as lojas do Grupo espalhadas pelos estados do Maranhão e Pará. As promoções alcançam todos os setores das lojas com ofertas exclusivas. “Vamos oferecer preços ainda mais baixos. Não há dúvidas de que a Black Friday já é um das principais datas para o consumidor. Por isso, vamos ao encontro da expectativa do cliente oferecendo ofertas exclusivas de Black Friday. O cliente Mateus vai se surpreender”, afirma Ilson Mateus, presidente do Grupo.

Black Friday no Brasil

A Black Friday é uma tradição norte-americana que ganhou o mundo e é aguardada com ansiedade pelos brasileiros. A super liquidação se repete na última sexta-feira do mês de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e coincidindo com o início das compras de Natal.

No Brasil, o tradicional dia de ofertas aconteceu pela primeira vez em 2010, com a participação de 50 lojas virtuais. Na ocasião, R$ 3 milhões foram movimentados em compras. Com força maior na região sudeste do país, a data também caiu no gosto do brasileiro para antecipar as compras do Natal e, desde então, ocorre anualmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.