Comércio bilateral

Fecomércio recebe visita do cônsul geral da Argentina

Reunião contou com a presença de empresários que debateram oportunidades de ampliação de negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
José Arteiro da Silva, e empresários, com o cônsul geral, Alejandro Lastra
José Arteiro da Silva, e empresários, com o cônsul geral, Alejandro Lastra

Com o objetivo de discutir oportunidades de negócios entre o Maranhão e a Argentina, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) recebeu na quarta-feira (27), a visita do Cônsul Geral da República da Argentina, Alejandro Funes Lastra.

A reunião, que contou com a presença do presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, além de vários empresários e representantes comerciais, debateu sobre uma missão comercial argentina de alimentos e bebidas em São Luís, o fomento à criação de um HUB Logístico entre a Argentina e o Porto do Itaqui, o incremento ao comércio bilateral, e, principalmente, a implantação da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Maranhão – Argentina.

“Essa é a segunda visita do Cônsul e a continuação desse trabalho no sentido de apresentar aos empresários as oportunidades de negócios, assim como proporcionar um espaço de discussão quanto à implantação de uma Câmara que será fundamental para ampliação dessas futuras negociações entre o Maranhão e a Argentina, facilitando as transações comerciais”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.

Durante a reunião, Alejandro Lastra destacou as potencialidades argentinas e os interesses no estado do Maranhão, respondendo às principais dúvidas dos empresários presentes que têm interesse na ampliação dos negócios com outros países.

“O nosso objetivo é saber se o Maranhão tem interesse de ampliar negócios com a Argentina, facilitando a vinda e ida de produtos dos mais diversos setores, avançando em negócios como alimentos, bebidas e agroindustrial. É possível ampliar e equilibrar ainda mais essa relação entre a Argentina e o Maranhão”, destacou o Cônsul Geral.

Ao final da reunião, os empresários, sob a coordenação da Federação do Comércio do Maranhão, comprometeram-se a desenvolver o planejamento de implantação e formalização da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo entre o Maranhão e a Argentina para o início de 2020.

Visita ao Porto

Após reunião realizada com empresários, o superintendente da Federação do Comércio do Maranhão, Max de Medeiros, acompanhou o Cônsul Argentino Alejandro Lastra em uma vista ao Porto do Itaqui. Na ocasião, foi apresentada a infraestrutura e logística do Porto, como a linha de berços, movimentação de cargas, produtividade, transporte de grão, minério, granéis líquidos, carga em contêiner, além dos investimentos público e privado previstos.

O Porto do Itaqui está localizado no município de São Luís, capital do Maranhão, dentro da Baía de São Marcos, na região Nordeste do Brasil. Sua área, segundo informações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), abrange cais, docas, pontes, píeres de atracação e de acostagem, armazéns, silos, rampas, pátios, edificações em geral, vias internas de circulação rodoviária e ferroviária.

Mais

Empregos no Itaqui

De acordo com dados da Emap, a atividade portuária a partir do Itaqui gera aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos e alimenta diversas cadeias produtivas no estado e ao longo de sua área de influência. Além disso, os negócios movimentados pelo Porto do Itaqui são responsáveis por cerca de 35% do ICMS arrecadado no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.