Literatura

Duas publicações em lançamento na Ilha

Inaldo Lisboa lança hoje, às 19h, os livros "Os novos degredados do Éden" e "O último voo das andorinhas"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Livros de Inaldo Lisboa que serão lançados
Livros de Inaldo Lisboa que serão lançados (Os livros de Inaldo Lisboa)

São Luís - O escritor, dramaturgo e cineasta maranhense Inaldo Lisboa lança, hoje, às 19h, na Livraria Amei do São Luís Shopping (Jaracati), os livros “Os novos degredados do Éden” e “O último voo das andorinhas”. O primeiro é um longo poema com uma estrutura semelhante aos épicos, dividido em quatro partes, que revelam, em um tom memorialístico, as glórias e mazelas de ser maranhense. Já o segundo, é um volume com duas novelas: “A Construção” e “Ventos de Verão”.

Segundo a apresentação que o poeta e doutor em Teoria da Literatura Antônio Ailton fez para “Os novos degredados do Éden”, a obra é “um verdadeiro canto memorial de Inaldo Lisboa, que nos apresenta, a propósito, aquele amálgama de muitas vozes coadas pelo rapsodo, antigo e novo. É um canto que emana a partir das entranhas de seus guardados afetivos e estende-se da memória individual à memória coletiva (também crítica) do lugar de recordação Itapecuru-Mirim”.

Inaldo Lisboa surpreende com sua palavra poética, despretensiosa, revelada a muitos que não conheciam essa sua força cativante e espantosa, a da poesia. O livro foi ilustrado pelo artista plástico Perícles Rocha, que também fez a capa.

A primeira história de “O último voo das andorinhas”, “A Construção”, recebeu o prêmio Graça Aranha, na categoria novelas e romances, obtendo o segundo lugar, no 31º Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, em 2007, mas não havia sido publicada.

Segundo o escritor, pesquisador e membro da Academia Maranhense de Letras José Neres, que fez o prefácio, “escritor experiente, o teatrólogo, cronista, prosador, roteirista e poeta Inaldo Lisboa consegue, nas duas novelas que estão enfeixadas neste livro, conduzir seus leitores por caminhos que já foram percorridos por outros autores, mas que agora são revisitados com outros olhares, com um estilo fluido e com a sensação de caminhar ao lado dos protagonistas de cada uma das histórias”.

Inaldo Lisboa é maranhense, nascido em Itapecuru-Mirim, em 1964, onde principiou sua trajetória profissional com momentos marcantes como ator, diretor e autor teatral. Mas foi no antigo grupo “Caricareta”, dirigido pelo saudoso ator Jaime Furtado que sua carreira no teatro começou a se consolidar. Graduou-se em Educação Artística, com habilitação artes cênicas, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e em Letras pelo Uniceuma.

Ele é especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira e Mestre em Ciências, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É doutorando pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Desde 2015, é diretor geral pro- tempore do IFMA campus Itapecuru Mirim.

Em 1995, passou a ser professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão onde, além de suas atividades docentes já exerceu cargo de gestor. Foi vencedor do Prêmio Água Fonte de Vida e Desenvolvimento de 2007, na categoria texto teatral, com a peça Canto d´Água, promovido pela Caema.

Serviço

O quê

Lançamento dos livros “Os novos degredados do Éden” e “O último voo das andorinhas”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Amei do São Luís Shopping (Jaracati)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.