Má notícia

Desemprego atinge 12,4 milhões no trimestre encerrado em outubro

A taxa é 0,2 ponto percentual menor do que a medição feita de maio a julho e 0,1 ponto percentual abaixo do que a de outubro do ano passado; levantamento ainda apontou elevação da informalidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
(carteira de trabalho / desemprego / emprego)

Da Agência Brasil

O desemprego alcançou uma taxa de 11,6% no trimestre encerrado em outubro. Isso significa que 12,4 milhões de pessoas estavam sem trabalho nesse período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa é 0,2 ponto percentual menor do que a medição feita de maio a julho e 0,1 ponto percentual abaixo do que a de outubro do ano passado - o que o IBGE considera uma estabilidade.

O levantamento mostrou ainda a continuidade da informalização do mercado de trabalho brasileiro. O número de trabalhadores sem carteira subiu 2,4% na comparação com o ano passado, chegando a 11,9 milhões de pessoas.

Já o de trabalhadores por conta própria se aproxima de 24,5 milhões de pessoas, 3,9% a mais do que no mesmo trimestre de 2018, como a pesquisadora do IBGE Adriana Berunghy ressalta que ambos os casos são um novo recorde da série histórica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.