Irregularidade

Cenipa aponta irregularidades na queda da aeronave em Rosário

Acidente ocorreu em abril do ano passado que resultou na morte de três médicos e um policial civil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Certificado Médico Aeronáutico do piloto e habilitação do helicóptero vencidos como ainda a existência de corrosão entre o núcleo e o revestimento da pá do rotor principal. Estas foram as irregularidades constatadas pela investigação feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a queda da aeronave de modelo Robinson R44, ocorrida no dia 1º de abril do ano passado, no povoado Nambuaçu, em Rosário. O acidente resultou na morte dos médicos, José Cleber Luz Araújo, Jonas Eloi da Luz e Rodrigo Capobiongo Braga; como também do policial civil e ex-integrante do Centro Tático Aéreo (CTA), Alfredo Oliveira Barbosa Neto, piloto do helicóptero.

Os investigadores do Cenipa foram até ao povoado Nambuaçu onde coletaram dados e ouviram testemunhas para identificarem a causa do acidente. O relatório do Cenipa apontou que o piloto Alfredo Neto estava com o Certificado Médico Aeronáutico vencido desde o dia 18 de janeiro de 2018 como também a habilitação da aeronave tinha vencido desde o mês de junho de 2012. Mas, não foi possível verificar se Alfredo Neto possuía experiência no tipo de voo.

As investigações ainda constataram a existência de corrosão entre o núcleo e o revestimento de uma pá do rotor principal, que é a parte central entre as hélices, e isso teria causado um deslocamento. Nessa condição de descolamento da camada externa das pás (skin), seria necessária a substituição das pás, conforme orientação na Ficha de Cumprimento de Diretrizes de Aeronavegabilidade (FCDA).

Esse problema, de acordo com o Cenipa, acaba tornando o voo impróprio e inseguro. O laudo também indicou que o parecer meteorológico no horário do voo apontava condições meteorológicas adversas próximas ao Aeródromo Internacional de São Luís, distante alguns quilômetros do local do acidente.

Queda

A aeronave decolou de uma área de pouso eventual, no centro da cidade de Lima Campos, por volta das 18h15 do dia primeiro de abril do ano passado com destino ao Heliponto Veja, em Paço do Lumiar, com um piloto e três passageiros a bordo.

Ainda durante o voo foi realizado contato com o Controle de Aproximação de São Luís no horário de 18h40, chegou a confirmar os dados do Plano de Voo e estimou o pouso da aeronave para as 19h15. Logo após, o contato entre o órgão de controle e o tripulante foi perdido.

A aeronave caiu em uma área de matagal, no povoado Nambuaçu, em Rosário, aproximadamente às 19h. O helicóptero ficou destruído e quatro pessoas vieram a falecer. A polícia foi comunicada e os corpos removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.