Música

Sonoridades, arte e negócios em festival de música

Edição 2019 do Festival BR 135 começa hoje, às 14h, com vasta programação, incluindo shows, rodada de negócios e mercado de arte e gastronomia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Preto Nando está na programação
Preto Nando está na programação (Preto Nando )

São Luís - Começa hoje a oitava edição do Festival BR135, com shows, painel de sonoridades nos palcos, atividades formativas, rodada de negócios e mercado de arte e gastronomia. O evento acontece na Praça Maria Aragão, Praça Gonçalves Dias, Casarão Tech (Praia Grande) e Grand Hotel São Luís (Praça Dom Pedro II).

Comandada pela dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, a festa terá como atrações musicais Enme Paixão, Preto Nando recebe Kaminski, Paulão, Vinaa recebe Cláudio Lima e Romero Ferro (PE), Orquestra Maranhense de Reggae (com a presença de Dicy Rocha), Regiane Araújo e Otília Ribeiro, The Baggios (SE), Josyara (BA) e os DJs Dolores (PE), Juliana Alba (Itz) e Sue Krsteli.

Hoje, na Praça Maria Aragão, a lardada será dada às 18h30 com Tambor de Crioula de Mestre Leonardo (MA), seguido de Vinaa convida Cláudio Lima (MA) + Romero Ferro (PE), Josyara (BA), DJ Dolores (PE), Edgar (SP) e Xenia França (BA). Na Praça Gonçalves Dias, tem a abertura do Espaço Eletrônico Cidade Alta, às 17h.

Amanhã, na Praça Maria Aragão, a programação recomeça às 18h30, com DJ Juliana Alba (MA), Boi da Liberdade (MA), Preto Nando convida Kaminski (MA), Orquestra Maranhense de Reggae convida Dicy Rocha + Otília Ribeiro + Regiane Araújo (MA), Potyguara Bardo (RN) e
Àttooxxá (BA). Além disso, o público voltará a prestigiar o Espaço Eletrônico Cidade Alta, na Praça Gonçalves Dias, às 17h.

O BR 135 recebeu quase 600 inscritos de todos os cantos do país. Para formar um conjunto representativo da cena e ao mesmo templo contemplar os objetivos do festival, que é fomentar o mercado da música independente, promover o intercâmbio de experiências, colocar o Maranhão no mapa dos festivais e fortalecer as ações fora do eixo Rio-SP, a comissão chegou aos dez nomes divulgados.

“Neste ano, a curadoria buscou contemplar a diversidade, dando visibilidade à música feita nas periferias, à música negra, nordestina, dando voz às mulheres e à cena LGBTQ+. Estamos vivendo uma revolução que envolve gênero, etnia, geografia e a força da nossa música está na reunião de diversos atores”, disse Luciana Simões.

O BR 135 mantém suas ações de fomento ao mercado da música em dois eixos principais: o da Música, que reúne shows de bandas locais e nacionais que se destacam no cenário independente, e o eixo Formação, contemplado nas atividades do “Conecta Música”, com oficinas, painéis, roda de conversa e rodadas de negócios, que começam hoje, às 14h, no Casarão Tech, na Rua da Estrela. Participam da atividade, entre outros, representantes dos festivais Abril Pró Rock (PE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Radioca (BA), Se Rasgum (PA), Juke Box (MA), além da agência Brazilian Música e Artes (SP) e da produtora Uhuu Manegement (EUA).

Nesta edição, o Conecta Música coloca na pauta, entre outros temas, tendências e futuro das mídias de música, cultura e comportamento na internet, internacionalização de carreiras, direitos autorais e tem um painel especial sobre o Circuito Nordeste – A Revolução. Entre as ações formativas, está confirmado um workshop de tradução em libras. Outro tema que está na pauta do Conecta é a presença feminina na música, poder e maternidade. E quem vai falar sobre o assunto é a cantora Céu, em um bate-papo na tarde de sábado (30).

Além das atividades de fomento ao mercado da música, com a presença de produtores e representantes de eventos, o Conecta Música deste ano contempla a literatura em três ações especiais: o lançamento da biografia de Raul Seixas, do jornalista Jotabê Medeiros, a edição do programa Palavra Acesa, da jornalista Andréa Oliveira, que vai receber a cantora Xenia França para falar sobre sua relação com os livros, e a Feira de Livros usados na Praça Gonçalves Dias.

Serviço

O quê

Festival BR135

Quando

Hoje, amanhã e sábado, a partir das 14h

Onde

Praças Maria Aragão, Gonçalves Dias e Casarão Tech (Centro de São Luís)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.