Movimentos partidários

"Será a continuidade da minha independência política", afirma Braide

Deputado, que confirmou filiação amanhã no Podemos em evento que ocorrerá em São Luís, reafirmou sua pré-candidatura a prefeito de São Luís

Thiago Bastos/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Eduardo Braide confirmou sua filiação ao Podemos para amanhã, em São Luís
Eduardo Braide confirmou sua filiação ao Podemos para amanhã, em São Luís (Braide)

Thiago Bastos
Da editoria de Política

O deputado federal Eduardo Braide, que confirmou ontem oficialmente sua ida para o Podemos e cujo ato de filiação está previsto para ocorrer amanhã, às 15h, afirmou a O Estado que sua filiação à nova sigla representará “independência política”. De acordo com o parlamentar, que confirmou sua pré-candidatura para prefeito nas eleições do ano que vem, sua ligação com o partido será fundamental na busca “por melhorias para a cidade e Estado”.

Com a confirmação de Braide no Podemos, o deputado põe fim às especulações construídas desde o fim das eleições do ano passado que ligavam seu nome à legenda. O parlamentar deixará o PMN - partido em que se elegeu no ano passado como o segundo mais votado do estado - para uma sigla com maior representatividade.

A troca de partido foi necessária porque o PMN não alcançou as cláusulas de desempenho e desta forma fica com sua participação na Câmara restrita assim como fica sem fundo partidário e o eleitoral.

Dentre os convidados confirmados no evento de filiação de Braide amanhã, estão a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP) e o líder do partido no Senado Federal, Álvaro Dias (PR).

Além dele, outros aliados como o deputado federal Aluisio Mendes (atualmente no PSC), fundamental na migração de Braide à nova legenda, também são aguardados.

Mesmo sem confirmar oficialmente, Eduardo Braide - apesar de ainda ligado ao PMN - já ditava as rédeas do Podemos no Estado. No entanto, o pré-candidato aguardava a divulgação das primeiras pesquisas de intenção de voto para confirmar de forma oficial sua incorporação aos quadros do Podemos.

Mudança

Outro fator fundamental para a mudança de partido de Braide foi a saída de Aluisio Mendes do Podemos para o PSC. Com a desfiliação de Mendes do Podemos no fim de agosto, Braide (que deve receber o apoio do PSC nas próximas eleições) ficou com caminho livre para ter autonomia na nova sigla.

Eduardo Braide é o primeiro dos nomes apontados por O Estado, em sua edição do dia 19 de novembro de 2018, com possibilidades de troca de partido até o fim do ano. Além dele, outros deputados federais também podem anunciar suas saídas de partido: Hildo Rocha, atualmente no MDB e ainda sondado pelo PSL e Gil Cutrim, que impetrou com procedimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requerendo o mandato e, desta forma, viabilizando sua desvinculação do PDT.

Outros deputados já trocaram de legenda. O próprio Aluisio Mendes como já citado e o Pastor Gildenemyr, que assim como Braide, era do PMN e migrou para o PL.

Mais

Por pouco, o destino de Eduardo Braide não foi o PL. No início do ano, houve entendimento entre as partes (antes das conversas com o Podemos). A direção da legenda, controlada no Maranhão por Josimar de Maranhãozinho, chegou a contar com a filiação, no entanto, o acordo não fora selado e as conversas com o Podemos começaram em seguida. No PMN, Braide considerava sua atuação limitada na Câmara e afirmou, após as eleições do ano passado, que não poderia “sacrificar um mandato”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.