COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
A EX-GOVERNADORA Roseana Sarney será homenageada pela Câmara Municipal de Presidente Dutra com a Medalha de Mérito Legislativo “Capitão Virgulino Cirilo de Souza”. O projeto de lei é de autoria do vereador André Jardins, amigo pessoal da homenageada, que neste fim de semana participa de reuniões políticas em São Luís
A EX-GOVERNADORA Roseana Sarney será homenageada pela Câmara Municipal de Presidente Dutra com a Medalha de Mérito Legislativo “Capitão Virgulino Cirilo de Souza”. O projeto de lei é de autoria do vereador André Jardins, amigo pessoal da homenageada, que neste fim de semana participa de reuniões políticas em São Luís
DEPOIS do presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, do desembargador Jorge Rachid Mubarack Maluf, do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, e do governador Flávio Dino, foi a vez do empresário Mauro Fecury receber a camisa oficial da festa “Ex-Marista Nunca!”, que acontecerá neste sábado, no Colégio Marista Araçagi. A camiseta foi entregue ontem, na residência de Mauro, por uma comitiva do Marista encabeçada pelo diretor geral da instituição, Irmão Luís André Pereira, pelo diretor da Pororoca Produções, Ricardo Fernandes, e por Benedito Buzar
DEPOIS do presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney, do desembargador Jorge Rachid Mubarack Maluf, do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, e do governador Flávio Dino, foi a vez do empresário Mauro Fecury receber a camisa oficial da festa “Ex-Marista Nunca!”, que acontecerá neste sábado, no Colégio Marista Araçagi. A camiseta foi entregue ontem, na residência de Mauro, por uma comitiva do Marista encabeçada pelo diretor geral da instituição, Irmão Luís André Pereira, pelo diretor da Pororoca Produções, Ricardo Fernandes, e por Benedito Buzar

Cortejo de Natal
É nesta sexta-feira, ao cair da tarde, o tradicional cortejo natalino partindo do Largo do Carmo e seguindo até a Praça Deodoro.
É quando a população terá a oportunidade de assistir, por mais um ano consecutivo, ao espetáculo “Natalina da Paixão”, da Companhia Barrica.
Trata-se de um musical envolvendo rituais, danças e ritmos dos festejos de Natal e da Quaresma.
Os participantes dançam e entoam cânticos e várias canções oriundas dos cordões de reis, pastores e pastorais.

Cortejo de Natal 2
O figurino veste os homens como as Cristinas de Jesus, dando luz à fé menina de todos os tempos, eternizadas nas mutucas do Senhor, como simbólico do folguedo.
As indumentárias são chambres brancos, adornados com flores, medalhas e fitinhas santas. Os brincantes levam nas mãos um cajado enfeitado de flores e frutos cenográficos.
As mulheres, no momento do auto, participam representando os patriarcas bíblicos, com suas túnicas coloridas feitas de pano de rede e usando lenços
de cetim na cabeça.
As crianças também marcam presença no auto, integrando-se ao cortejo e simbolizando o Espírito Santo.

Clipe de Máci
A julgar pelo teaser, já divulgado nas redes sociais, é de esperar o melhor do novo clipe do cantor e compositor maranhense Tiago Máci, com a participação especial de Zeca Baleiro.
Chama-se “Beijo à Queima Roupa” e integrará o disco “Amor Delivery”, primeiro longplay do artista, com lançamento previsto para 2020.
O clipe foi gravado na cidade balneária de São José de Ribamar e é uma saga de amor e aventura inspirada nas singularidades do povo maranhense.
Uma disputa entre o sagrado e o profano, unida às cores, sons e à religiosidade da comunidade ribamarense.

As cartinhas
A solidariedade sempre fala mais alto quando estamos na iminência do fim do ano.
É que as pessoas, sem dúvida, ficam mais sensíveis e passam a notar o seu próximo.
As campanhas sempre dão uma forcinha e quem doa, claro, se enche de orgulho.
É por isso que há, pelo menos, trinta anos, os Correios, com seu Papai Noel, abraçam a causa e fazem a sua parte.
Para fazer milhares de crianças mais felizes no Natal, o órgão disponibiliza cartinhas em todo o Brasil.
Basta adotar uma.
Em São Luís, elas estão à espera de um padrinho nas agências do Shopping do Automóvel e do Centro.

Sentença do CFO
Sentença proferida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís condenou o Estado e a Universidade Estadual do Maranhão a modificar os pré-requisitos estabelecidos aos candidatos para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
A sentença determina que possam se inscrever para o processo seletivo os candidatos que possuam menos de 1,60 m, se do sexo feminino; e de 1,65 m, se do sexo masculino, bem como candidatos que possuam sinais adquiridos.
Entre os sinais adquiridos citados, estão orifício na orelha, septo nasal, tatuagem e deformidade decorrente do uso de alargador. A sentença tem a assinatura do juiz titular
Douglas de Melo Martins.

Com psicólogo
O Congresso derrubou o veto integral do presidente da República à proposta que garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica. Trocando em miúdos: volta a valer o texto aprovado em setembro pelos deputados, na forma de um substitutivo elaborado pelo Senado. A nova norma será promulgada pela Presidência da República.

Com psicólogo 2
Pela proposta, equipes com esses profissionais deverão atender os estudantes dos ensinos fundamental e médio, buscando a melhoria do processo de aprendizagem e das relações entre alunos, professores e a comunidade escolar. O texto ainda estabelece que, quando houver necessidade, os alunos deverão ser atendidos em parceria com profissionais do SUS.

No SBTO, maranhense brilhou
O médico Raul Almeida representou o Maranhão no Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia - SBTO, que ocorreu recentemente em Fortaleza. O ortopedista maranhense, que foi conferencista sobre Artroplastia total do quadril, é um dos precussores na técnica de origem francesa (dupla mobilidade) que tem baixíssima taxa de complicações relacionadas a instabilidade (deslocamento da prótese). Durante o evento ele falou sobre o histórico, princípios e resultados desta técnica.

TRIVIAL VARIADO

Jacira Quariguasi Haickel tem um ótimo motivo para comemorar: o Blue Tree São Luís conquistou ontem o título de Grande Empresa do Ano, da Associação Comercial do Maranhão. Essa vitória tem o DNA dela, como administradora dinâmica, arrojada e competente. Palmas!

Em busca do impossível: Léon Duguit, jurista francês especializado em Direito Público, viveu de 1859 a 1928. Escreveu e fez conferências sobre a famosa frase: “Existe a eterna quimera de procurar inserir na Constituição a perfeição que não temos”. A maioria dos países desenvolvidos entendeu. O Brasil, não.

A ala feminina de nossa sociedade se movimenta para marcar presença num dos maiores eventos desta temporada pré-natalina: a exposição de bijuterias e semijoias criadas pela designer Niêde Buhatem, que sempre causa alvoroço com suas peças bonitas e bem elaboradas para as festas de fim de ano.

No assunto: a exposição será no próximo dia 3 de dezembro, terça-feira, no Hotel Brisamar, a partir das 16h.

O escritor Pedro Dutra Pedra (codinome do ex-deputado Pedro Novais Lima) vai lançar dois livros de contos no dia 8 de dezembro, às 17h, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping. Trata-se de Flor encarnada e Cara de Cavalo.

O governo federal encolheu para 1.031,00 reais a previsão de salário-mínimo para o ano que vem. O valor corresponde apenas a correção da inflação, sem ganhos reais, como aconteceu nos últimos anos.

Tem mais: em agosto, quando o projeto de lei do Orçamento Geral da União foi divulgado pela primeira vez, a expectativa era que o mínimo atingisse 1.039,00 reais – 8,00 reais a mais que a atual previsão.

A CDL vai levar Papai Noel e sua caravana para o centro comercial de São Luís. Neste sábado, a partir das 10h, será o lançamento oficial do Natal. A programação tem início na Praça do Panteon, onde o cortejo natalino se concentra e segue pela Rua Grande.

DE RELANCE

Nova clínica
Nesta sexta-feira, São Luís ganha um endereço da beleza. É a clínica de estética Narcise, que abrirá as portas na Avenida Daniel de La Touche, um projeto da empresária Ginalda Farah. O empreendimento busca aliar serviços já conhecidos no mercado, como depilação definitiva, tratamentos enzimáticos e indutores de colágeno, e diversas novidades.

Concurso público
Grávidas participantes de concursos públicos estaduais poderão ter o direito de fazer as provas de aptidão física independente de previsão expressa no edital do concurso público, em data diversa da prevista. É o que determina o Projeto de Lei 428/2019, de autoria do deputado estadual Neto Evangelista, aprovado na última terça-feira pelo plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Concurso público 2
De acordo com a proposição, a remarcação do Teste de Aptidão Física será de responsabilidade da banca realizadora do concurso público que determinará o dia, o local e o horário do exame, em prazo não inferior a 60 dias e não superior a 90 dias da data do término da gravidez. A candidata deverá comunicar, formalmente, a entidade responsável pelo certame, o fim do período gestacional, sob pena de
exclusão do concurso público.

Imagem peregrina
O Instituto Florence de Ensino recebeu, ontem, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo. A visita é parte integrante do festejo alusivo à santa e a imagem está percorrendo diversas instituições, hospitais, escolas e paróquias dentro da programação do festejo, que será encerrado no dia 8 de dezembro, dia dedicado à padroeira
daquele bairro.

Na Beira-Mar
Um projeto em discussão na Assembleia Legislativa do Maranhão visa garantir que a Avenida Beira-Mar, no Centro Histórico de São Luís, tenha fechamento parcial, aos domingos, em horário coincidente com a realização da Feirinha São Luís, aliando saúde, turismo e a ocupação do espaço público. O propósito é, também, estimular a preservação do Centro Histórico. Para tal, o autor da proposta, deputado Dr. Yglésio, quer ouvir a população, agentes públicos de diversos órgãos, grupos de esportistas de dança, empresários e a Arquidiocese de São Luís.

Campanha Novembro Azul
A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, ontem, a palestra “Cuidar da saúde, um dever de todo homem”, ministrada pela enfermeira Tayane Ferreira, do Hospital São Domingos.A palestra marcou o ápice da campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata, cuja programação ofereceu consultas, exames e internações, quando necessárias.

Doação de sangue
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão lançou campanha para sensibilizar o cidadão sobre a importância da doação de sangue. A ideia é reforçar o estoque para as festas de fim de ano. No ano passado, das 1.127 pessoas que foram ao Hemomar entre os dias 25 e 30 de novembro, foram coletadas 875 doações. A expectativa é que,
neste ano, o índice cresça em 10%.

Doação de sangue 2
Com o tema “O meu sangue é do tipo Vida+”, chama-se a atenção para que os doadores compareçam ao Centro de Hemoterapia da capital e aos núcleos de Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Para escrever na pedra:
“De nada adianta ser feliz se não se é invejado”. De Samuel Johnson,

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.