Viagem saudável

Ações educativas sobre saúde do homem no Trem de Passageiros

Palestras, teste de avaliação e testagens rápidas estão sedo realizadas no Vagão Social, no trecho entre São Luís e Açailândia, na 14ª edição do projeto Estação Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Estação Saude no trem de passageiros da EFC
Estação Saude no trem de passageiros da EFC (estação saúde)

Viajar de trem e, ao mesmo tempo, ver como está a saúde. Esta é a proposta da 14ª edição do Estação Saúde que, desta vez, tem como foco o público masculino, em alusão ao calendário do Novembro Azul. Nessa quinta (dia 28) e nesta sexta-feira (dia 29), estão sendo realizadas ações de orientação e prevenção a doenças no Vagão Social do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no trecho de São Luís a Açailândia.

Estão programadas ações educativas, orientações individuais, além de teste de avaliação e ações de orientação e conscientização sobre saúde mental e uso de álcool e outras drogas. Serão realizadas testagens rápidas de hepatites B e C, sífilis e AIDS/HIV e aconselhamento.

A iniciativa da Vale e Fundação Vale, é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Aproveitamos o mês de alerta para o combate ao câncer de próstata para mostrarmos ao público masculino o quanto é importante estar atento à prevenção. E no trem de passageiros é possível otimizar o tempo de quem viaja com o repasse de informações úteis e que podem auxiliar no cuidado com o bem-estar", afirmou a Analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale, Alice Natalizi.

A expectativa é levar informação e atendimento em saúde para cerca de três mil pessoas nos dois dias de campanha. "A parceria entre o poder público estadual com a Vale e Fundação Vale, com o projeto Estação Saúde, resulta em visíveis ganhos para população, notadamente ações de prevenção e promoção da saúde. A gestão estadual continua trabalhando para o fortalecimento dos serviços da rede da Secretaria de Estado da Saúde e a disseminação das informações sobre saúde integral do homem", destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

SAIBA MAIS

Estação
O Projeto Estação Saúde é desenvolvido desde 2013 e tem entre os objetivos desenvolver ações de saúde e contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica nos municípios que ficam ao longo da EFC: São Luís, Santa Inês, Arari, Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Pedro da Água Branca e Açailândia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.