Inovação

Tecnologia e robótica proporcionam transformação na vida de estudantes

Dois novos times se somam a outros quatro mil do mundo todo, que precisam construir e programar robôs para superarem desafios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Objetivo do projeto é  explorar diferentes perspectivas de aprendizado, fundamentais no trabalho em equipe  e na inovação
Objetivo do projeto é explorar diferentes perspectivas de aprendizado, fundamentais no trabalho em equipe e na inovação (robótica)

São Paulo - Um ambiente com muita tecnologia, funcionários concentrados e repleto de computadores. Geralmente, essa é a imagem que representa o universo dos profissionais que trabalham com robôs. Mas, engana-se quem pensa que esse ambiente é frio e sem sentimentos. Sonhos, desafios e transformações também podem ser características de quem trabalha nessa área e para quem estuda esse campo específico de ciência e tecnologia.

É com esse viés que o patrocínio da Dow à FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), que incentiva o interesse de alunos de escolas públicas por ciência e tecnologia, estimula o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e oferece mentoria voluntária para os projetos apresentados. Um exemplo é o Daniel Peralta, que hoje faz o curso técnico de Mecânica na Etec de Caçapava (SP), e compõe uma equipe de luta de robôs, a Brazilian Storm, de São José dos Campos (SP).

“Sou muito grato por toda a mudança que a Brazilian Storm trouxe para a minha vida. Além de proporcionar crescimento pessoal, o projeto ainda me ajudou a perder a timidez e a me relacionar com outras pessoas. Fiz amigos na turma”, orgulha-se o estudante, que é diagnosticado com um grau leve de autismo e, após entrar para o time de robótica em 2017, teve uma melhora em seu quadro e não precisou fazer mais tratamento com remédios.

Renan Silva também se envolveu na iniciativa há três anos e hoje cursa faculdade de Engenharia Mecânica na Unesp de Ilha Solteira (SP), onde conquistou uma bolsa de 100%. “Antes de fazer parte desse projeto, eu não conhecia nada sobre faculdade nem sobre como fazer um curso superior sem custos. Só tive essa oportunidade graças ao programa”, aponta. O estudante se lembra que participava de aulas de Mecânica, ainda durante o Ensino Médio, quando teve a oportunidade de fazer um curso preparatório para o vestibular, financiado por mentores do projeto.

Henrique Araújo é outro bom exemplo. “O projeto foi uma grande oportunidade de aprender tanto na teoria quanto na prática sobre a ciência e tecnologia, além de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional. A iniciativa faz parte da minha vida, assim como todas as pessoas que participam dela”, conta Henrique, que hoje trabalha na área e ainda atua como mentor de outros jovens.

Sonhos mais altos
Esses três alunos, ao lado de outros 92 jovens de escolas públicas com idades entre 14 e 18 anos, terão a oportunidade de participar da maior competição de robótica da América Latina, a FIRST Robotics. Além da Brazilian Storm, de São José dos Campos (SP), a delegação brasileira também estará presente na equipe Trail Blazers 1772, de Gravataí (RS). Os dois times se somam a outros quatro mil do mundo todo, que precisam construir e programar robôs para superarem desafios e executarem tarefas em uma arena adaptada para a disputa. Em 2019, a FRC completa 30 anos e, nos últimos dois, as equipes brasileiras já alcançaram premiações marcantes na competição, como Woodie Flowers Award e Gracious Professionalism Award.

“Essa iniciativa contribui para o crescimento profissional e pessoal desses alunos, uma vez que proporciona experiência prática e troca de experiências com jovens de todo o mundo”, afirma Eleni Gritzapis, diretora de comunicação da Dow. “Dedicação e força de vontade são as palavras-chave desse projeto, que tem levado novos conhecimentos, autoconfiança e estímulo a estudantes de baixa renda, com o objetivo de explorar diferentes perspectivas de aprendizado, fundamentais no trabalho em equipe e na inovação”, complementa.

MAIS

FIRST foi fundada em 1989 para inspirar o interesse e participação dos jovens em ciência e tecnologia. Com sede em Manchester, a organização sem fins lucrativos desenvolve programas de caridade pública acessíveis e inovadores que motivam jovens a perseguir oportunidades de educação e carreira em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, enquanto constroem autoconfiança, conhecimento e habilidades de vida.

VOCÊ SABIA...

O que é robótica?
A robótica é uma ciência responsável por desenvolver tecnologias presentes em computadores, sistemas, softwares e robôs. Seus circuitos integrados controlam partes mecânicas e automáticas.
O termo robótica surgiu no início do século XX, mas foi popularizado apenas em 1950. O motivo? O lançamento do livro “Eu, Robô”, do autor de ficção científica Isaac Asimov. A obra levantou diversas discussões sobre a relação entre homens e máquinas.
Desde a Primeira Revolução Industrial, robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade das empresas. Assim, os robôs industriais tiveram as suas primeiras aplicações. Depois disso, as transformações não pararam e, nos dias atuais, essas tecnologias continuam a aprimorar a qualidade de inúmeros produtos.

Quais são as tendências dessa área?
Agora que você já compreendeu o que é robótica, conheça alguns dos setores mais beneficiados com o uso dessa tecnologia!
Indústrias
O ambiente de trabalho em fábricas e galpões oferece diversos riscos para a saúde humana. Qualquer descuido ou escorregão de um profissional pode causar acidentes, paralisações da linha de produção ou, em casos mais extremos, a perda de vidas humanas.
Lembre-se, ainda, de que muitas atividades são extremamente repetitivas. Caso um operador humano seja escalado para realizá-la, há grandes chances de ele ficar estressado e desconfortável, além de correr o risco de desenvolver lesões e outros problemas de saúde.
Dessa forma, é essencial aplicar práticas que aumentam a segurança de todos, e a robótica é uma delas. O uso de máquinas e robôs possibilitou a criação de processos mais rápidos e eficientes. Com isso, os robôs são programados para trabalhar por períodos maiores, sem que a qualidade da produção seja afetada.
Medicina
A cirurgia robótica já é realidade em vários hospitais do mundo. Diversas patologias são tratadas com métodos que causam menos dores e traumas aos pacientes, graças ao uso de robôs e sistemas de automação. A aplicação dessa tecnologia permite ainda que intervenções cirúrgicas sejam realizadas a distância. Os procedimentos são precisos e não estão sujeitos à possibilidade de falhas humanas.
Fisioterapia
Ainda na área da saúde, a robótica tem se destacado por sua efetividade na reabilitação de pacientes acometidos por lesões medulares e vítimas de acidente vascular encefálico. Portadores de outras patologias, como esclerose múltipla e paralisia cerebral, também foram beneficiadas com o uso da terapia robótica e têm mostrado evolução em seus tratamentos.
Tecnologia espacial
A aplicação espacial da robótica tem mostrado alta relevância, e isso não é de hoje. Já no início da década de 80, o “braço robótico” demonstrou sua utilidade. Hoje, com recursos ainda mais avançados, os robôs são programados para a execução de diversas ações de exploração e inspeção no espaço.
Indústria automobilística
Em terras nacionais, a indústria de automóveis busca melhorar seu rendimento e seus processos produtivos, para ter mais competitividade no mercado global. Com isso, a robótica tomou conta das linhas de montagem desse setor.
As novas fábricas, implantadas por montadoras recém-chegadas ao país ou mesmo pelos antigos nomes do ramo automobilístico, são a prova dos avanços em automação industrial. A robótica está presente em diferentes etapas da produção de automóveis, sobretudo nas linhas de soldagem e pintura.
Automação residencial
Você já imaginou a possibilidade de controlar todos os dispositivos de uma residência a partir de recursos do seu aparelho celular? Pois saiba que a automação residencial torna esse sonho uma realidade e tem ganhado muito espaço no mercado atual.
Com o desenvolvimento de novas técnicas, é possível criar sistemas integrados que controlam, por exemplo, as lâmpadas dos cômodos, os equipamentos eletrônicos e os sistemas de irrigação do jardim.
O projeto de uma casa moderna exige profissionais capacitados, que saibam utilizar a criatividade para criar um ambiente sustentável e agradável. E esse trabalho pode ser facilitado com o uso de novas tecnologias. Além do mais, ainda é possível fomentar a acessibilidade e tornar uma residência inclusiva para qualquer tipo de pessoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.