Voluntarismo

Iniciada campanha de doação de sangue para o fim de ano

Campanha será encerrada no próximo dia 30; objetivo é arrecadar 10% a mais do coletado na ação de 2018, que conseguiu 875 bolsas de sangue

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Com a proximidade das festividades natalinas e férias, foi iniciada a campanha “O meu sangue é do tipo vida +”, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), que será encerrada no próximo dia 30. Neste período do ano, de novembro a dezembro, ocorre um aumento da demanda, devido a vários fatores, sobretudo o elevado índice de acidentes de trânsito no estado. O órgão objetiva arrecadar 10% a mais do alcançado na ação de 2018, que conseguiu 875 bolsas de sangue.

No Hemomar, localizado no bairro Jordoa, em São Luís, o movimento ainda está baixo, mas o órgão da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) espera que a procura aumente nos próximos dias. A meta é coletar cerca de 300 bolsas de sangue diariamente, para superar a quantidade arrecadada na campanha do ano passado. A ação está ocorrendo, além da capital, nas cidades de Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Codó.

Segundo Ana Penha, coordenadora da Captação de Doadores do Hemomar, a campanha foi iniciada no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. O foco é conseguir as bolsas para atender a demanda em hospitais, não apenas na Grande Ilha, como no interior maranhense. “Nesse período do ano, nós incentivamos as pessoas para doarem sangue, que é um ato nobre. Muitas vidas são salvas. O objetivo é sensibilizar os doadores para comparecerem aqui, para se lembrarem desse ato de solidariedade, de amor”, comentou.

Ana Penha disse que, sempre em novembro, a campanha ocorre para antecipar as festividades natalinas e as férias, quando diminui o número de doadores. “E também porque aumenta a demanda por transfusão nas unidades hospitalares do estado. O aumento do número de acidentes de trânsito é outro ponto que levamos em consideração”, pontuou a coordenadora.

Condições de doação
Ela explicou que, para doar sangue, a pessoa precisar estar bem de saúde, pesar acima de 50kg, não ingerir bebida alcoólica no dia anterior ao procedimento e ter entre 16 a 69 anos. O doador deve levar um documento de identificação oficial com foto. “É importante dormir bem nas últimas 24 horas. O pensamento é o de salvar vidas, sempre. Fazer bem ao próximo é algo que faz toda a diferença no dia a dia”, declarou Ana Penha.

O Hemomar fica na Rua Cinco de Janeiro, Jordoa, nas proximidades do Hospital Presidente Vargas. Os doadores podem comparecer ao local de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados, o atendimento vai até o meio-dia.

Ato voluntário
Para quem doa, o ato não significa sacrifício, pois representa a disponibilidade para ajudar um desconhecido. Trata-se de uma ação altruísta, pois outras pessoas serão beneficiadas. A universitária Maira Bruna, de 20 anos, que estava doando sangue no Hemomar por conta de uma gincana uma faculdade, disse que estava realizando o procedimento pela primeira vez.

A estudante de Fisioterapia comentou que tinha vontade de doar desde os 18 anos, mas o medo da agulha a impedia de comparecer ao Hemomar. “Todo mundo me falava que doía na hora. Aí, eu sentia pavor. Mas, agora, criei coragem, porque, no fundo, eu quero ajudar muitas pessoas. Estou orgulhosa de mim mesma. Espero salvar muitas vidas, de verdade”, expressou a jovem.

De igual modo, o trabalhador autônomo Pedro Paulo também observa a doação como uma conduta que afasta o egoísmo. Ele é doador voluntário há 14 anos. “De três em três meses, eu venho doar. É um prazer para mim. Eu comecei depois que seguia até o quartel do Exército, para me alistar. No caminho, me entregaram um panfleto sobre a importância da doação. Desde então, não parei e não pretendo parar”, destacou.

Importância da doação
A doação de sangue é um gesto solidário que serve para salvar a vida de quem se submete a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além dessas pessoas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

Segundo o Ministério da Saúde, os requisitos para doar sangue é estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
• Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
• A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher;
• O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Impedimentos para doar
• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
• Uso de drogas ilícitas injetáveis;
• Malária;
• Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.