Orientação

Economista dá dicas para que trabalhador empregue da melhor forma o 13º salário

Recurso extra pago no fim do ano é bastante esperado pelos trabalhadores nesta época, mas muitos ficam no dilema entre pagar dívidas ou consumir

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O 13º salário, também chamado de gratificação natalina, vai injetar R$ 3 bilhões na economia do Maranhão este ano, segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Cerca de 70% desse recurso será pago nos dois últimos meses, ou seja, novembro e dezembro. É um recurso extra para o trabalhador, que em muitas situações não sabe ao certo como empregá-lo.

Quando chega esse período, o trabalhador faz uma série de planos, dentre os quais pagar dívidas, consumir ou poupar para atender gastros extras que possam vir a acontecer ou mesmo para uma viagem há muito planejada. Esse é um dilema, sem dúvida, pois nesse período do ano há sempre o apelo natalino de presentear, mas nem sempre isso é possível.

O professor Marcelo Oliveira disse que esse é recurso bastante esperado pelos brasileiros, mas todos dão uma destinação, dependendo do orçamento de cada um. “Eu me planejei e com dinheiro do 13º salário vou investir numa reforma do meu imóvel. Ano passado esse era meu objetivo, mas como estava endividado, priorizei pagar as dívidas”, informou.

De acordo com as regras do 13º salário, o benefício deve ser pago em duas parcelas ao trabalhador. A primeira entre o dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro, tendo como base de cálculo o salário de dezembro menos o valor adiantado na primeira parcela.

Renda extra

O economista José Cursino Raposo Moreira ressalta que o 13º salário é uma renda extra e, portanto, como princípio geral deve ser empregada para a cobertura de situações também extraordinárias. “Em geral quando as pessoas estão apertadas, endividadas, então uma renda extra que entra não deve ser direcionada para o consumo, mas sim para corrigir essa situação extraordinária”, aconselha.

Mesmo em caso de um consumidor equilibrado financeiramente, José Cursino Raposo orienta que ele também deve ter uma postura parcimoniosa para a utilização do 13º salário. “Evidentemente este estaria em melhores condições de fazer uma pequena extravagância, mas preferencialmente deveria direcionar esses recursos para aquelas despesas que se concentram no começo do ano, como material escolar e alguns impostos – IPTU, IPVA, etc.

Desse modo, o economista diz que de um modo geral o direcionamento do 13º salário é para situações mais importantes – a poupança é uma e limpar o nome na praça, é outra, e só em caso excepcional deve ser usado para um consumo extravagante.

Mais

Sobre o 13º salário

Conhecida como décimo terceiro salário, a gratificação de Natal foi instituída no Brasil pela Lei 4.090, de 13/07/1962, e garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de umsalário extra ao trabalhador no final de cada ano.

30

de novembro vence o pagamento da 1ª parcela do 13º salário

R$ 3

Bilhões serão injetados pelo 13º salário na economia do estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.