Exposição

Drama humano em exposição de Geraldo Frazão

A exposição "Gatos" entra em cartaz amanhã, 28, às 19h, na Galeria do Sesc, Condomínio Fecomércio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Um dos trabalhos da exposição
Um dos trabalhos da exposição (Gatos)

São Luís - Radicado em Londres há mais de 20 anos, o artista plástico maranhense Geraldo Frazão está em São Luís e amanhã, às 19h, na Galeria do Sesc, Condomínio Fecomércio (Avenida dos Holandeses), apresenta a exposição “Gatos”, sua primeira mostra individual desde “Em busca de uma imagem”, montada em 1997, ano em que seguiu para a Inglaterra. No evento, o artista apresentará performance inspirada na vida de Pina Bausch, uma de suas referências estéticas. A exposição ficará em cartaz até o dia 9 de dezembro.

A exposição reúne 25 obras produzidas nos últimos três anos, a maioria delas fruto da parceria com os poetas William Amorim e Roseana Murray para o livro “Gatos”, lançado este ano. Nessa série, ele utiliza a técnica mixed media, que mistura xerox, colagens, pintura e fotografia.

“Não quis imprimir um rigor técnico às obras, pois estou fugindo dessa preocupação com o domínio da técnica, que para mim é muito tensa. Quero, de certa forma, desconstruir todo o conhecimento que adquiri nas últimas duas décadas”, afirma.

A pintura de Geraldo Frazão fala de si mesmo e do drama humano, mas quando pinta e expõe, ele diz não querer conduzir o olhar de quem vê os quadros. “A arte recria o homem e sua existência. Creio e crio a partir dessa percepção do mundo”, explica.

A exposição de 1997 apresentava quadros abstratos, em que o artista trabalhava com metalinguagem, ou seja, a pintura falando sobre ela mesma. Nessa época, Geraldo Frazão também se sentia atraído por ideias e imagens urbanas. “Eu já tinha minhas investigações com fotografia e cinema, como meios de expressão”, diz.

Cosmopolita

Um curso no Parque Lage (RJ) o aproximou do professor Charles Watson, que lhe abriu a possibilidade de estudar fora do país. Depois de curtas temporadas em São Paulo e Nova York, chegou a Londres. “É uma cidade cosmopolita, conheço gente do mundo todo, me identifico com o que acontece lá”, diz.

Na capital inglesa, ele fez um curso técnico de mixed media na Central Saint Martins e reinventou sua pintura. Mas não seria fácil sobreviver apenas como artista visual, por isso se formou também na London College of Fashion e passou a viver de moda. “Só agora estou conseguindo me libertar e viver apenas como artista plástico”, afirma.

A presença de Geraldo Frazão no livro de William Amorim e Roseana Murray resultou em um casamento perfeito, segundo o poeta. “Impossível não ser instigado pela obra de Geraldo. Suas obras interrogam e descentram o leitor com uma potência indescritível”, disse William Amorim.

Quando leu os poemas do livro, Geraldo foi tocado diretamente. “Fiquei muito feliz com esse encontro. O gato é um animal doméstico, próximo, místico, um espectador. Pode ser você, pode ser eu, pode ser qualquer um”, diz.

Serviço

O quê

Exposição “Gatos”

Quando

Abertura amanhã, às 19h

Onde

Galeria do Condomínio Fecomércio (Avenida dos Holandeses)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.