Esporte | Liverpool é azarão?

Possível adversário do Flamengo, Reds nunca venceram Mundial

Time Inglês, considerado o melhor do mundo na atualidade, nunca venceu um Mundial de Clubes e terá "calendário contra" antes da competição
26/11/2019
Possível adversário do Flamengo, Reds nunca venceram Mundial Gerrard foi o capitão da equipe Liverpool na derrota para o São Paulo (Arquivo)

Atual campeão europeu e melhor time do mundo da atualidade, o Liverpool será o principal adversário do Flamengo na busca pelo bicampeonato mundial. E, se o time carioca chega ao Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado de 11 a 21 de dezembro, no Catar, embalado pelas conquistas da Libertadores e do Brasileiro e empurrado pelas semelhanças com o título de 1981, comandado pela geração de Zico, os ingleses, que acumulam seis taças da Liga dos Campeões, vão em busca do seu primeiro troféu mundial. Os Reds têm três vice-campeonatos mundiais, dois contra brasileiros, e em duas edições (1977 e 1978) da competição o time da cidade dos Beatles decidiu não ir à disputa. Diante deste cenário, é possível dizer que o esquadrão de Jorge Jesus deve enfrentar um verdadeiro “azarão” na final competição da Fifa.

Pode parecer exagero chamar a equipe do poderoso Liverpool, de estrelas do futebol mundial como Roberto Firmino, Mané e Salah, de “azarão”, mas os números dizem isso quando se trata de Mundial de Clubes. Os ingleses acumulam decepções nesta disputa. Na sua primeira participação, já que nas temporadas de 1977 e 1978 eles abriram mão, em 1981, o time inglês foi superado justamente pelo Flamengo, por 3 x 0. Há 38 anos, em Tóquio, o time comandado dentro de campo por Zico, e dirigido por Paulo César Carpegiani, massacrou o campeão da Europa.
Em 1984, o Liverpool foi superado pelo Independiente, da Argentina, que venceu por 1 x 0. No Mundial de Clubes de 2005, foi superado pelo São Paulo de Rogério Ceni, por 1 x 0.

Liverpool com reservas?

Campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Liverpool tem um jogo da Copa da Liga Inglesa marcado para um dia antes da estreia no Mundial de Clubes, no Catar. O adversário em jogo único na Inglaterra é o Aston Villa. Com isso, o técnico Jurgen Klopp precisa quebrar a cabeça e a tendência é que divida o elenco e jogue a competição doméstica com uma equipe reserva e leve seus principais jogadores para a continental.
E sobre o time inglês nunca ter vencido um Mundial, Jurgen Klopp foi filosófico ao analisar essa situação. “Não sou alguém que tenha que ser como o primeiro homem a pisar na Lua ou o primeiro a vencer um Mundial de Clubes com o Liverpool, mas quando estivermos lá tentaremos com tudo o que temos. A parte muito interessante e difícil também é que jogaremos contra times de outros continentes, o que não acontece com muita frequência”, disse o treinador em entrevista à imprensa inglesa.

Mundial definido

Com a conquista da Liga dos Campeões da Ásia pelo Al Hilal, estão definidos todos os classificados para o Mundial de Clubes de 2019. A disputa será entre 11 e 21 de dezembro no Catar.
O Flamengo estreia no dia 17 de dezembro, contra o vencedor do jogo entre Al Hilal e Espérance, da Tunísia. A decisão está marcada para o dia 21, sábado, 12h30. Na outra semifinal, Liverpool enfrenta o vencedor de Monterrey (México) x Al-Sadd (Catar)/Hienghène (Nova Caledônia).

Liverpool em Mundiais

1977 - Abriu mão da disputa
1978 - Abriu mão da disputa
1981 - Flamengo 3 x 0 Liverpool
1984 - Independiente 1 x 0 Liverpool
2005 - São Paulo 1 x 0 Liverpool

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte