COLUNA

Nova estratégia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Ao que tudo indica, os membros do PCdoB do Maranhão entenderam que o caminho das críticas e desqualificação do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seria o mais correto para levar Flávio Dino ao posto de candidato à Presidência da República em 2022. Os comunistas parecem fazer o contrário do que fizeram desde a saída de Lula da cadeia. No lugar das críticas, demonstração da importância do apoio do ex-presidente.
E por coincidência, a Folha de São Paulo e a Veja online trouxeram informações que relacionam o PCdoB de Flávio Dino com o PT de Lula. O jornal veio com a informação (que pode ter sido intermediada pela Informe, claro) de que o pré-candidato do PCdoB a Prefeitura de São Luís, Rubens Júnior, terá o apoio petista.
A informação desconsiderou até o que defendem os petistas maranhenses que é a tese de candidatura própria.
E parece que a Informe andou também “informando” a revista Veja sobre uma provável filiação de Flávio Dino ao Partido dos Trabalhadores. Segundo o site, somente assim Dino poderia ser uma opção, em 2022, para disputar o Palácio do Planalto.
Duas notícias que vão exatamente na contramão do que disse o irmão do governador, o advogado Sálvio Júnior, e também o deputado federal Márcio Jerry, sobre a importância do PT e de Lula em “passar o bastão” para outras lideranças da esquerda. As críticas foram recebidas muito mal pelo ex-presidente e também pela cúpula do PT.
E Dino, assim como fez em 2018 quando defendeu que o PT deveria apoiar Ciro Gomes devido à inelegibilidade de Lula, agora usa outra estratégia e quer reaproximação.

Preferência
A informação da Folha de São Paulo demonstra claramente que o candidato do PCdoB em São Luís será Rubens Júnior.
Talvez tenha sido por isso que Duarte Júnior, que se considera pré-candidato a prefeito da capital, preferiu ir para a Europa a participar da conferência estadual comunista.
A estada europeia do deputado, segundo a assessoria dele, é uma viagem de trabalho e também uma oportunidade de estudar.

Tentando remediar
E para não passar em branco sua ausência do encontro de seu partido, Duarte Júnior (PCdoB) usou as redes sociais para marcar os sete anos de sua filiação na atual legenda.
Na postagem, o deputado fez agradecimento ao governador Flávio Dino. Segundo Duarte, a filiação se deu por “incentivo” de um grande amigo, se referindo a Dino.
Duarte Júnior foi alvo de críticas por sua ausência na conferência estadual da sigla.

Reeleito
Ainda sobre a Conferência Estadual do PCdoB, o deputado Márcio Jerry foi reeleito para comandar o partido no Maranhão.
O comunista não teve adversário e foi aclamado. Dos que fazem oposição a Jerry dentro do PCdoB, foi dito que não entrariam na disputa porque a continuidade de Márcio na presidência do partido é do governador Flávio Dino.
“Quem manda no PCdoB é Flávio Dino e é ele quem quer manter Márcio Jerry no comando do partido, porque dessa forma ele se mantém na liderança se precisar estar lá”, dizem comunistas.

Comparação
O governo estadual não pretende poupar na sua política de comunicação. A previsão é de que a Secretaria Estadual de Comunicação e Articulação Política receba mais de R$ 76 milhões.
Se for colocado a proporcionalidade para verificar o incremento da verba para cada área estadual, é fácil perceber que a propaganda tem o maior percentual entre as pastas.
Comparando diretamente Saúde e Comunicação, a verba para Secap tem aumento 430 vezes mais que o recurso direcionado para a Secretaria Estadual de Saúde.

Apoio
O presidente da Câmara de São Luís, Osmar Filho, participou no último fim de semana da reunião da direção nacional de seu partido, o PDT.
A legenda comandada pelo ex-ministro Carlos Lupi, vê a pré-candidatura do vereador à Prefeitura de São Luís, em 2020, como prioridade.
Osmar Filho já tinha o apoio do presidente estadual do PDT, senador Weverton Rocha, e teve a manifestação agora de Lupi, tornando quase certa a sua candidatura ao Palácio La Ravadiere.

Candidatura
O deputado estadual Roberto Costa (MDB) voltou a afirmar que o seu partido apoia o nome da ex-governadora Roseana Sarney como candidata a prefeita de São Luís.
O parlamentar se manifestou na tribuna da Assembleia Legislativa para lembrar que na próxima segunda-feira, 2, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, estará na capital.
Segundo Costa, esta será a oportunidade para que todas as lideranças da legenda confirmem o apoio à ex-governadora para que ela entre na disputa do próximo ano.

DE OLHO

0,05% é percentual de aumento da verba para a Secretaria Estadual de Saúde no orçamento previsto para 2020 se comparado com o que estava previsto para este ano.

E MAIS

• Sobre a possibilidade de entrar na disputa, Roseana Sarney deixou claro que não tem o interesse, mas quer conversar com o MDB.

• Governadores do Nordeste e da Amazônia Legal estarão em São Luís na quinta e na sexta-feira desta semana.

• Augusto Lobato, reeleito presidente estadual do PT, preferiu ir ao encontro do PCdoB no estado a comparecer a eleição para presidente nacional de seu partido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.