Concurso

Maranhão tem finalista na Olimpíada da Língua Portuguesa

Aluno segue para a grande final que será realizada em São Paulo, no dia 9 de dezembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
"O Lugar onde vivo" é o tema da Olimpíada da Língua Portuguesa, deste ano
"O Lugar onde vivo" é o tema da Olimpíada da Língua Portuguesa, deste ano (olimpiada de português)

A Olimpíada de Língua Portuguesa completou no dia 19 de novembro a fase semifinal do concurso e apresentou todos os finalistas nas cinco categorias de gênero textual. O estado do Maranhão terá aluno, David Lima dos Santos, e sua professora, Kellyenne Costa Fontinele, na final que será realizada no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais.

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 12.074 inscrições do estado do Maranhão. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de educação de 207 municípios, totalizando 2.933 escolas. No Brasil, foram 171.035 inscrições nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.

Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até a última terça-feira, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema “O lugar onde vivo”, que propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.

A Olimpíada é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Aluno e professor finalistas do Maranhão:

“Categoria Memórias Literárias”

Título: Nos braços do Ipixuna
Aluno: David Lima dos Santos
Professora: Kellyenne Costa Fontinele
Lago Verde /MA
Escola: UI Pequeno Príncipe

Números desta edição:

4.876 municípios participantes;
42.086 escolas inscritas;
85.908 professores inscritos;
171.035 inscrições nas categorias;
Mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.