Prevenção

Jovens procuram postos de saúde para se vacinarem contra o sarampo

A campanha de vacinação, para a faixa etária de 20 a 29 anos, será encerrada no próximo dia 30, segundo calendário do Ministério da Saúde

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Jovens procuram postos de saúde para serem imunizados contra sarampo
Jovens procuram postos de saúde para serem imunizados contra sarampo (De Jesus)

São Luís - Jovens, de 20 a 29 anos, estão procurando os postos de saúde de São Luís para serem imunizados contra sarampo. No Brasil, de janeiro ao último dia 9, foram confirmados 11.896, em um total de 53.761 suspeitos, segundo o Ministério da Saúde. Esta segunda etapa da vacinação contra a doença começou no dia 18 de novembro e será encerrada no próximo dia 30. Na primeira fase da ação, foram imunizadas quase 12 mil pessoas na capital maranhense.

Em São Luís, a campanha de vacinação foi iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que está seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. Além dos postos de saúde, os jovens podem ser vacinados em unidades móveis, que estão sendo montadas nas faculdades.

Segunda etapa
O foco da ação, desta vez, são os jovens entre 20 a 29 anos - faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. São mais de 9 milhões de adultos não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina, conforme o órgão do governo federal.

O lançamento da campanha foi feito no dia 18 de novembro, em Brasília, pelo ministro interino do Ministério da Saúde, João Gabbardo, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. A realização dessa etapa da campanha é importante para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo em jovens desta faixa etária que não tomaram as duas doses da vacina.

Dose extra
Para atender a demanda, o Ministério da Saúde enviou 5,2 milhões de doses extras da vacina tríplice viral aos estados em outubro. Além disso, há 2,3 milhões de doses, enviadas durante a primeira etapa da campanha, em estoque das unidades federativas. Para novembro, estava prevista a entrega de mais de 4 milhões de doses pelos fornecedores, que serão enviadas aos estados conforme a necessidade. A vacinação direcionada para este público reduz a possibilidade de aglomeração nas unidades de saúde em decorrência da procura da vacina.

Casos no Maranhão

O Ministério da Saúde, até outubro, havia frisado em seu boletim epidemiológico que, no Maranhão, seis casos da doença foram confirmados. O órgão até pontuou que as duas últimas situações afetaram uma criança de um ano, do município de Lima Campos, e um homem, de 32 anos, vindo de São Paulo, em visita à família em Pedreiras. Foi salientado, ainda, que, nesses dois casos, as pessoas não eram vacinadas.

Mas, em novo boletim epidemiológico, que abrange o mês de novembro, o Ministério da Saúde destaca que são quatro casos confirmados de sarampo no Maranhão.

O Estado pediu informações à Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a estatística com relação a doença este ano no estado, uma vez que os números reduziram de outubro para o dia 9 de novembro. Não houve resposta até ao fechamento deste edição.

Nota da Semus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), intensifica as ações para a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo, voltada para o público de 20 a 29 anos de idade. A iniciativa integra as estratégias implementadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior para atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital, bem como reforça a política de saúde preventiva da gestão municipal.

Entre as ações, além de ofertar as vacinas nas 65 unidades de saúde, a Prefeitura de São Luís também ampliou o horário de atendimento nas unidades mistas do Coroadinho, São Bernardo, Bequimão e Itaqui-Bacanga, e no Pronto Socorro do Anil, onde os postos de vacinação estarão funcionando até às 20h. Doses da vacina também estão sendo levadas para universidades da capital.

No sábado,30, a partir das 8h, acontece o Dia D contra o sarampo, com vacinas em todas as unidades de saúde até o meio-dia. À tarde, a partir das 15h, as doses estarão nos shoppings da Ilha, São Luís e Rio Anil. O sarampo é uma doença grave e pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.