Rivalidade

Ex-prefeito de Nova York quer disputar presidência dos EUA em 2020

Michael Bloomberg é bilionário e tem 77 anos de idade; ele já tinha descartado, no ano passado, uma corrida presidencial em 2020, mas depois de consultas com figuras proeminentes do Partido Democrata, reconsiderou

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Michael Bloomberg quer disputar eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020
Michael Bloomberg quer disputar eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020 (Michael Bloomberg)

NOVA YORK - O bilionário e ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou hoje (24) a sua candidatura às primárias do Partido Democrata, com o objetivo de derrotar o republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de 2020.

"Concorro à presidência para derrotar Donald Trump e para reconstruir a América. Não podemos permitir mais quatro anos de ações imprudentes e antiéticas do presidente Trump", disse Bloomberg, num comunicado de sua equipa de campanha.

Ele já tinha descartado, no ano passado, uma corrida presidencial em 2020, mas depois de consultas com figuras proeminentes do Partido Democrata, reconsiderou e apresentou, na quinta-feira, os documentos necessários para se candidatar às eleições primárias.

Bloomberg, de 77 anos, sublinha a preocupação em anular a possibilidade de uma reeleição de Trump como explicação para a sua candidatura, no momento em que as eleições primárias no Partido Democrata entram numa fase crucial, com a aproximação dos primeiros embates, em fevereiro, nos estados do Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul.

"Se ele (Trump) conseguir outro mandato, nunca poderemos nos recuperar dos danos. Os sinais não poderiam ser mais visíveis. Temos de vencer estas eleições. E devemos começar a reconstruir a América. Acredito que, com a minha experiência em negócios, governo e filantropia, conseguirei ganhar", disse, numa referência à sua carreira no mundo das finanças.

Falta de confiança

Segundo os assessores, a decisão de Bloomberg explica-se pela falta de confiança nos 17 candidatos que concorrem nas primárias do Partido Democrata, mencionando a falta de firmeza do ex-vice-presidente Joe Biden, as propostas radicais de Bernie Sanders e as incertezas que rodeiam a senadora Elizabeth Warren, os três candidatos democratas mais bem posicionados para as eleições presidenciais de 2020, segundo as mais recentes sondagens.

A declaração de candidatura enfatiza que Bloomberg não aceitará donativos, que ele financiará pessoalmente a sua campanha, tal como fez nas três vezes em que venceu as eleições para prefeito de Nova York, tirando proveito da sua riqueza avaliada em mais de 50 mil milhões de euros.

Bloomberg, que chegou a pertencer ao Partido Republicano, tornou-se independente e, em 2018, inscreveu-se no Partido Democrata, admitiu uma candidatura presidencial em 2016, mas recuou para apoiar Hillary Clinton na corrida que acabaria por perder contra Donald Trump.

No ano passado, o empresário voltou a admitir uma candidatura presidencial em 2020, mas estancou a sua decisão, após uma análise de estudos de mercados que revelava uma forte posição do ex-vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden.

Dentro do Partido Democrata, os apoios têm surgido de vários setores, incluindo os que estiveram ao lado de Hillary Clinton, em 2016.

Os analistas consideram que uma candidatura de Bloomberg nesta altura significará um risco acrescido para as ambições de Joe Biden, pela proximidade de campos ideológicos e programáticos entre os dois.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.