Ação comunitária

Ação incentiva leitura no bairro Coroadinho

Ação consistiu de carreata pelo bairro e atividade de leitura na Praça Nossa Senhora do Carmo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Crianças tiveram ações que mesclaram literatura e meio ambiente
Crianças tiveram ações que mesclaram literatura e meio ambiente (ação social)

São Luís - Uma ação em favor da educação e do meio ambiente. Foi o que fez, sábado, 23, um grupo de mediadores de leitura da Biblioteca Monteiro Lobato, instalada no bairro Coroadinho, em parceria com estudantes do sexto período do Curso de Jornalismo do Ceuma e apoio da Alcoa e do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH).

“O Fonasc sente mais uma vez que está cumprindo a sua missão com públicos distintos, desde crianças até pessoas mais velhas. Nós só temos a agradecer pela parceria”, explicou a vice coordenadora do Fonasc.CBH em São Luís, Thereza Cristina Pereira Castro.

A ação consistiu de carreata pelo bairro e atividade de leitura na Praça Nossa Senhora do Carmo voltada, principalmente, para crianças. A iniciativa buscou incentivar a leitura, mesclando literatura e meio ambiente, para impulsionar o compartilhamento de informações, ideias e reflexões sobre o tema “desenvolvimento sustentável”.

“Nosso objetivo é, também, mostrar à comunidade que a Biblioteca Monteiro Lobato está acessível a todos e que as ações que desenvolvemos acontecem interna e externamente, com mediação de leitura, contação de histórias, teatro infantil, entre outras”, disse Adriane Pinheiro, mediadora de leitura da Biblioteca Monteiro Lobato, acrescentando que o espaço sempre precisa de doações de livros e que, para tal, conta com a ajuda de parceiros, escolas e da própria comunidade.

Elenildes Alves levou as filhas gêmeas para a atividade na praça. “Eu soube da ação por meio da escola onde elas estudam. Como estou sempre incentivo minhas filhas a ler, aproveitei para trazê-las. Além disso, elas já participam das atividades de leitura na biblioteca da escola”, contou.

Entre os estudantes de Jornalismo que se engajaram na atividade estava Milena Botão, aluna da Universidade Ceuma, campus Renascença. “Nós estamos cumprindo uma atividade interdisciplinar da faculdade, representando o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, que é uma ONG voltada para a preservação do meio ambiente, um dos propósitos desta iniciativa”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.