Constatação

Empresas veem vantagens na contratação de profissionais maduros

As corporações que estão deixando de lado o preconceito com a idade procuram no profissional maduro a redução dos riscos aos quais a organização se expõe

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O profissional com mais idade tem prazer em se manter ocupado
O profissional com mais idade tem prazer em se manter ocupado (profissional maduro)

São Paulo - Segundo dados recentes da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de pessoas com 65 anos ou mais em vagas com carteira assinada aumentou, saindo de 484 mil em 2013 para 649,4 mil em 2017. Foi uma ampliação de 43% em quatro anos. Apesar de ainda existir um certo preconceito com profissionais mais maduros, muitas empresas estão revendo este conceito e enxergando os benefícios de contratar e reter pessoas experientes, com uma bagagem importante.

“São profissionais com vivência e rede de relacionamento no setor em que atuaram por vários anos, com inteligência emocional e jogo de cintura para encarar desafios, com facilidade para identificar oportunidades e que possuem maior foco no desempenho de seus projetos”, reforça Vivian Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona.

Nova visão das empresas
As corporações que estão deixando de lado o preconceito com a idade procuram no profissional maduro a redução dos riscos aos quais a organização se expõe, atrelando o conhecimento testado no campo de trabalho com a flexibilidade de incorporar o novo. “A atual visão empresarial reconhece que o profissional com mais idade tem prazer em se manter ocupado, que vai além do conhecimento do trabalho e da consciência de sua contribuição ao resultado”, afirma Vivian.

Fui contratado. Como comprovar que idade não impede produtividade?
- Conquiste relacionamentos pessoais e profissionais, pois tudo começa e termina nas pessoas.

- Desenvolva flexibilidade e opções reais de entrega de valor.

- Cultive a capacidade de observação e análise para contornar situações críticas.

- Mantenha-se atualizado com as tecnologias emergentes, o que irá ampliar sua competência.

- Sempre que houver oportunidade, coloque em prática seu conhecimento e suas habilidades em proveito da estratégia da organização e da equipe, sem a intenção de se destacar ou de mostrar que você sabe mais do que os outros.

- Mantenha a humildade e o espírito de servir. Lembre-se sempre de que você já esteve no lugar dos jovens em início de carreira.

- Seja fonte de inspiração, orientação e incentivo. Jovens precisam de estímulo para direcionar seu vigor e alcançar seus objetivos.

“O grande desafio é manter o equilíbrio entre a necessidade de se atualizar com o novo e saber mesclar com as experiências acumuladas. A convivência de várias gerações no mesmo ambiente profissional provoca um inevitável choque de valores. Como profissional maduro, contribua para que essa realidade seja uma oportunidade preciosa de troca de aprendizado”, orienta Vivian Wolff.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.