Rôse Cristina Ferreira Bello - Terapeuta ocupacional e voluntária

Uma voluntária na luta contra o preconceito

Ela abraçou a causa das pessoas com deficiência e, ao lado de outros profissionais, vem realizando um trabalho diferenciado visando inseri-las em diversas atividades

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello trabalha pela inclusão
Terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello trabalha pela inclusão

Não basta escolher a profissão certa, é preciso fazer muito mais do que um mero trabalho técnico. Pelo menos é assim que pensa a terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello, mentora do projeto Ludic, realizado há três anos e voltado para a inclusão de pessoas especiais. O projeto consiste na realização de eventos nos quais essas pessoas possam interagir, como desfiles, caminhadas de sensibilização, jogos e diversos outros. Rôse abdica de parte de seu tempo para estender as mãos a quem precisa.

No mês de março, por exemplo, ela realiza a caminhada “Amor pelo 21”, dedicada a pessoas com Síndrome de Down e em referência ao dia 21 de março, data alusiva a essa deficiência. “Este ano, conseguimos mobilizar mais de 200 pessoas e mostramos que todas elas são capazes. O nosso principal desafio em relação à inclusão de pessoas com deficiência ainda é vencer o preconceito”, diz.

Rôse Cristina tem travado uma batalha para acabar com o preconceito ou, ao menos, minimizá-la. Por isso, arregaça as mangas e vai para as ruas chamar a atenção da população.

Ao seu lado, estão o marido, George Bello, profissional de Educação Física, e Vinícius, seu filho, estudante de Fisioterapia. “É um trabalho voluntário abraçado, também, por diversas outras pessoas, pois formamos uma equipe multidisciplinar”, conta a terapeuta ocupacional.

Rôse Cristina no comando do Desfile Fashion Inclusivo
Rôse Cristina no comando do Desfile Fashion Inclusivo

Desfile

Ano passado, a terapeuta ocupacional comandou a segunda edição do Desfile Fashion Inclusivo, realizado no São Luís Shopping. O evento integrou as celebrações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “O desfile objetiva dar visibilidade e empoderamento às pessoas com deficiência, permitindo-as mais autoconfiança, autoestima e superação. É uma forma de mostrar à sociedade o potencial que elas têm”, resume.

Em janeiro de 2020, Rôse Cristina promoverá um evento que consistirá de jogos inclusivos, em diversas modalidades, o qual, também, resgatará brincadeiras antigas e contará com a participação de crianças e pais. “Esse evento acontecerá no Q-Ball, no Vinhais, no dia 3 de janeiro, alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, finaliza a terapeuta ocupacional, que atende, diariamente, nas clínicas Le Petit, no Renascença II, e Estimular, no Calhau.

Terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello em ação do projeto Ludic
Terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello em ação do projeto Ludic

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.