Solidariedade

Time do Sacavém vence 4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado

As Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Esporte e Lazer (SEDEL) participaram do evento que reuniu cerca de 100 pessoas na competição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
A equipe do Sacavém campeã do 4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado
A equipe do Sacavém campeã do 4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado (time do Sacavém)

São Luís - Com o objetivo de quebrar o preconceito e promover a importância da saúde integral do homem, assistidos de unidades de saúde mental da rede estadual e municipal foi realizado o 4º Torneio Amigos do CAPS AD Estado, nesta sexta-feira (22), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. As Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Esporte e Lazer (SEDEL) participaram do evento que reuniu cerca de 100 pessoas na competição.

O momento esportivo reforçou que a prática esportiva pode ser usada como ferramenta de adoção de hábitos saudáveis. Entre os principais benefícios está o controle do peso e a diminuição do risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. Além destes, fazer atividades físicas de forma regular, aumenta a resistência muscular, traz bem-estar mental e ajuda no tratamento da depressão, combate a insônia, aliviando também o estresse e a ansiedade.

"O torneio fortalece os vínculos entre os pacientes, incentivando-os a permanecer no tratamento. Outro ponto é que a prática de esportes trabalha autoestima, promove bem-estar, além de proporcionar um prazer saudável para a mente e o corpo, diferente do que é causado pelo abuso de substâncias psicoativas. Tudo isso foi feito em um ambiente público, mostrando que é a ressocialização é possível", pontou o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Assistido no CAPS AD Estadual há quatro meses, José Gomes Feitosa Filho, de 55 anos, participou da ação. “A vida da gente é muito valiosa, houve um tempo em que morei na rua, mas agora eu recebi uma oportunidade de voltar para a minha família, de voltar a trabalhar. Meu conselho para quem está na luta contra as drogas é ter coragem no seu coração e acreditar que é possível mudar, basta abraçar as chances e procurar ajuda”, afirmou.

Dez equipes de futsal formadas por assistidos de unidades de saúde mental da rede estadual e municipal participaram do torneio, além de comunidades terapêuticas ligadas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A equipe campeã do torneio foi a Equipe do Sacavém, que venceu, por 5 a 1, a Comunidade Terapêutica Peniel.

De acordo com o jovem, torneios como o realizado pelo CAPS AD Estado encorajam as pessoas a mudar a vida. "É tanto um incentivo à prática do esporte assim como para deixar o mundo das drogas", disse Bruno Nielson Araújo Nunes, de 19 anos, artilheiro do campeonato.

Para participar do torneio, as equipes efetuaram a doação de um quilo de alimentos. O CAPS AD Estadual, em conjunto com a Rede Maranhense de Diálogo sobre Drogas (REMAD), selecionará uma comunidade terapêutica para receber os donativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.